Não gaste combustível sem necessidade: 4 dicas para uma direção mais econômica
Cuidados preventivos podem e atitudes simples no dia a dia ajudam o consumidor a poupar combustível e gastar menos.
O motorista que roda muito com o veículo tem sempre o objetivo de economizar combustível para que esse gasto represente uma parcela menor do seu orçamento. Quando o assunto é poupar, o que não faltam são dicas mirabolantes e até dispositivos com falsas promessas sendo vendidos na internet.
Porém, tudo é mais simples do que parece. De fato, existem alguns hábitos que o motorista pode adotar na rotina para reduzir o quanto o carro “bebe”, e o primeiro é realizar a manutenção preventiva em dia. A partir da premissa de que todos os sistemas estão funcionando perfeitamente, fica mais fácil encontrar recomendações úteis.
Dicas para baixar o consumo de combustível
Se você busca soluções realmente eficientes para reduzir o consumo do seu veículo, confira alguns comportamentos simples que podem ser adotados em sua rotina:
Planejamento de rota
Antes mesmo de ligar o carro, planeje sua rota para evitar ficar perdido e rodar desnecessariamente pela mesma região por vários minutos até encontrar o local correto. Para isso, conte com a ajuda de aplicativos de localização e trânsito como o Google Maps e Waze.
Largada consciente
O desperdício de gasolina é muito comum na hora de arrancar, quando muitos condutores pisam demais no acelerador e fazem o carro consumir ainda mais. Por isso, a primeira recomendação para quem quer poupar é ter cuidado na hora de dar a partida ou de acelerar após uma parada.
O ideal é acelerar de forma gradativa, mantendo uma velocidade mais constante. Segundo Marcio D’Agosto, professor da UERJ e engenheiro, rodar sem acelerações e frenagens bruscas ajuda a economizar entre 5% e 20% menos combustível.
Janelas fechadas na estrada
Mesmo quando o tempo está quente, deixar de lado o ar-condicionado para abrir a janela não é tão vantajoso em estradas, uma vez que a resistência aerodinâmica aumenta com os vidros abertos. Nesse tipo de via, é possível economizar até 10% quando as janelas permanecem fechadas.
Troca de marchas na hora certa
Também é interessante ficar atento ao momento certo de mexer no câmbio para poupar combustível. A recomendação é acionar a primeira marcha até cerca de 15 km/h, depois manter a segunda até os 25 km/h. A terceira deve entrar por volta dos 45 km/h, enquanto a quarta vem entre 60 km/h e 70 km/h. Acima dessa velocidade, é hora de colocar a quinta marcha.