Ex-beberrões, estes 5 SUVs ficaram mais econômicos após a troca de geração
Conheça os utilitários esportivos que evoluíram de geração e ficaram mais eficientes no consumo de combustível.
Novos lançamentos de SUVs pelas grandes marcas tornaram-se algo comum no Brasil, mas também há modelos que apenas trocam de geração para manter o sucesso do nome. Uma das evoluções mais comuns entre as atualizações é a eficiência no consumo de combustível.
Para se manterem competitivas no setor e atender às normas de emissão de poluentes estabelecidas pelos governos, as marcas tentam fazer seus carros a combustão cada vez menos “beberrões”. Esse é um processo importante em meio à corrida pela descarbonização mundial.
SUVs que ficaram mais eficientes
Existem alguns SUVs famosos e até campeões de vendas que ganharam conjuntos mais eficientes e passaram a consumir menos combustível com a troca de geração. Conheça alguns exemplos a seguir:
1. Honda CR-V
Lançado em 2020 com motor 2.0 aspirado, o SUV da Honda passou a ser equipado com um sistema híbrido, composto por um propulsor elétrico de 187 cv. Outras mudanças também foram adotadas, inclusive na estrutura do veículo.
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Consumo anterior: 6,6 km/l com gasolina na cidade e 10,6 km/l na estrada.
- Consumo atual: 14,2 km/l e 11,6 km/l, respectivamente.
2. Hyundai Creta
O utilitário esportivo sul-coreano estreou em 2017 com um design bem diferente do atual, que também deve mudar no início de 2025. Em relação ao consumo, a versão 2.0 era bem menos eficiente do que o novo modelo com motor 1.0 turboflex de três cilindros e injeção direta.
- Consumo anterior: 10 km/l de gasolina na cidade e 11,4 km/l na estrada; 6,9 km/l e 8,2 km/l com etanol, respectivamente.
- Consumo atual: 11,9 km/l no ciclo urbano e 12,6 km/l no ciclo rodoviário com gasolina; e 8,3 km/l e 9,1 km/l com etanol, nessa ordem.
3. Chevrolet Tracker
O carro da GM foi mais um modelo que ganhou eficiência ao trocar o motor 1.8 Ecotec de quatro cilindros por um propulsor 1.0 turboflex de três cilindros. Por outro lado, ele perdeu um pouco de potência, passando de 144 cv para 116 cv.
- Consumo anterior: 8,3 km/l de gasolina e 6,4 km/l com etanol na cidade; e 11,9 km/l e 9,2 km/l, respectivamente, na estrada.
- Consumo atual: 11,7 km/l (G) e 8,1 km/l (E) na cidade; 13,5 km/l (G) e 9,4 km/l (E) na estrada.
4. Jeep Compass
Uma das versões, na época de lançamento, tinha propulsor 2.0 flex Tigershark, que deu lugar a um 1.3 turboflex na linha 2023. Além do aumento de potência (de 166 cv para 185 cv), a eficiência também cresceu.
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Consumo anterior: 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com gasolina; 5,5 km/l e 7,2 km/l com etanol nos mesmos ciclos.
- Consumo atual: 10,5 km/l (G) e 7,4 km/l (E) na cidade; e 12,1 km/l (G) e 8,7 km/l (E) na estrada.
5. Peugeot 2008
Outro SUV que mudou e ganhou eficiência foi o francês 2008. Em 2015, ele vinha com motor 1.6 Flex Start que gerava 122 cv, mas com a nova geração, ganhou uma versão híbrida leve, com motor a combustão de 136 cv combinado a um elétrico.
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Consumo anterior: 9,4 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com gasolina; 6,8 km/l e 7,9 km/l com etanol nos mesmos ciclos.
- Consumo atual: ainda não há dados oficiais, mas estima-se um consumo de até 26 km/l com gasolina.