Carro elétrico: precisa amaciar o motor ou isso não passa de mito?
Processo é comum em carros à combustão: mas será que ele também é necessário nos elétricos?
A febre dos carros elétricos já está chegando ao Brasil. Por serem novidades em solo nacional, é comum que existam dúvidas na comparação com os carros a combustão, que ainda dominam o cenário automotivo brasileiro.
Dentre a gama de dúvidas mais comuns, uma delas chama a atenção: é necessário amaciar o motor de um carro elétrico? O processo, conhecido em carros à combustão, consiste em exigir menos dos veículos novos até que eles atinjam uma quilometragem ideal. O intuito é poupar os motores até que seus componentes fiquem mais “macios”.
Carros elétricos precisam ser amaciados?
Segundo o professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), Renato Giacomini, em entrevista para o UOL, os veículos elétricos são mecanicamente mais simples e, por esse motivo, a questão do “amaciamento” não é tão necessária em comparação aos veículos térmicos.
Carros de produção mais recente contam com materiais e componentes mais bem acabados e de maior precisão quando em funcionamento. Além disso, muitos desses veículos controlam sua própria rotina de amaciamento, sem que o condutor tenha que se preocupar com este detalhe ao dirigir.
Foto: Shutterstock
E manutenção do carro elétrico?
Motores de carros elétricos contam com uma quantidade inferior de peças em comparação aos veículos à combustão. Assim, a necessidade de manutenção acaba sendo menor. Nos automóveis com emissão zero, não existem pistões, válvulas, virabrequins, sistema pressurizado de injeção de combustível ou sistema de admissão de ar para a mistura.
Mas o motor não é a única parte dos carros elétricos que fica livre da manutenção regular: por trabalhar com transmissão direta, o câmbio é dispensado. O motorista apenas decide se quer ir para frente ou para trás, representando um problema a menos. “Há menos esforço e desgaste de pastilhas e discos de freios, uma vez que se regenera energia, ao invés de dissipá-la nos sistemas de frenagem”, acrescenta Renato.
Afinal, carro elétrico não precisa de manutenção?
Apesar de ter muitos pontos fortes e ser mais simples mecanicamente falando, o carro elétrico precisa de manutenção e cuidados extras, incluindo revisões regulares.
Neste caso, é necessária a troca do líquido de arrefecimento a cada 100 ou 120 mil km rodados, ou, dependendo da marca, após alguns anos de uso. Também é importante verificar frequentemente se os cabos, conectores e o sistema de carregamento do carro elétrico estão em ordem.
Em relação à bateria, motivo de susto de muitas pessoas em relação aos carros elétricos, Renato diz que, no geral, esse componente está evoluindo rapidamente e que, em alguns anos, será possível obter a peça de maneira mais confiável e sem afetar tanto o bolso.