O mistério por trás do 'dedo de mentira' da Toyota: para que ele serve?
Objeto inusitado tem chamado a atenção por tentar "imitar" um dedo humano.
Trabalhar em fábricas de automóveis pode trazer riscos à integridade física dos funcionários, principalmente envolvendo os membros superiores, como mãos e braços. Para evitar possíveis acidentes, a Toyota criou, em parceria com a Panasonic, os chamados “dedos falsos“.
A ideia, que parece meio esquisita a princípio, visa melhorar a segurança dos trabalhadores no chão de fábrica. Os dedos falsos da Toyota funcionam como uma espécie de “cobaia” para medir os riscos aos quais os funcionários estão expostos ao operar diariamente as máquinas. O intuito é ajustar as ferramentas para reduzir em até 100% os perigos de acidentes laborais.
Dedos falsos da Toyota: para que servem na prática?
Desde 2018, a Toyota decidiu se juntar não só com a Panasonic, mas também com um departamento de pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Nagoya, no Japão, para o desenvolvimento dos dedos falsos.
Inicialmente, a Panasonic criou um dispositivo que analisava as lesões nos dedos. Contudo, para a Toyota, o tempo de análise obtido por ele era longo demais para algo que necessitava de certa urgência.
Imagem de um dedo falso da Toyota (Foto: Reprodução)
Dessa forma, a marca decidiu criar algo capaz de transmitir visualmente os riscos a que os dedos dos funcionários estão expostos ao operarem as máquinas que fabricam os veículos. Foi daí que surgiram os dedos falsos.
Eles possibilitam que os engenheiros dos maquinários analisem minuciosamente o impacto das máquinas nas mãos dos trabalhadores durante a produção, possibilitando melhores ajustes, sobretudo em relação à força.
Do que é feito dedo falso da Toyota?
Na tentativa de imitar a elasticidade e a sensação de pele humana, o dedo falso da Toyota é feito com pele de porco. Seu interior é constituído por um núcleo de aço inoxidável que tenta simular o osso humano. Além disso, os dedos não são todos iguais, são fabricados de acordo com a idade e o sexo do trabalhador.
Vale destacar que, além dos dedos falsos, a Toyota sempre se mostrou uma empresa que adota práticas e políticas de segurança. Entre elas se destacam o uso de equipamentos de proteção individual modernos, treinamentos regulares, análises de riscos, além de manter suas instalações sob um rigoroso monitoramento de segurança.