Qual o truque para comprar um carro completo com preço de modelo mais simples?
Diferenciais que encarecem as versões mais caras da gama podem ser encontradas com ‘desconto’ no mercado de usados.
As versões mais completas dos carros zero-quilômetro custam bem mais caro que as mais básicas justamente porque adicionam equipamentos e recursos ao modelo. Para levar uma configuração como essa para casa, é claro que o comprador precisa desembolsar um valor mais alto.
A boa notícia é que a lógica muda no mercado de usados. O valor desses diferenciais, em muitos casos, acaba sendo diluído na desvalorização natural ao longo dos anos, facilitando a compra de veículos mais completos com preços semelhantes aos mais básicos.
Completões por preço de básicos
Um Citroën C4 Cactus, por exemplo, custava cerca de R$ 5 mil na versão Feel Pack do que na Feel a época o lançamento. Seis anos depois, a diferença entre as configurações é de apenas R$ 500, um valor quase irrisório, na prática.
A Feel Pack tem todos os equipamentos da versão Feel, além de ar-condicionado automático, airbags laterais, sensores crepuscular e de chuva, chave de presença, painel com acabamento superior e rodas diamantadas. Somente um comprador que não tem essa informação deixaria de adquirir tudo isso por R$ 500 de diferença.
Outros exemplos não faltam, sobretudo quando a versão não é levada em conta na tabela Fipe. É o caso do VW Golf GTI, que custava até R$ 40 mil acima da opção padrão, mas a referência de preço no mercado de usados atualmente é uma só. Se quiser ganhar mais com a venda, o dono de um GTI completo precisa ter uma boa justificativa.
Como é possível observar, o segmento de usados tem como uma de suas grandes vantagens a possibilidade de colocar na garagem uma versão muito mais completa por preços bem semelhantes à da mais simples. Por isso, antes de fechar negócio, é interessante pesquisar os valores na tabela Fipe.
Vale mencionar que alguns itens presentes nos carros zero-quilômetro deixaram de ser diferenciais para se tornar obrigatórios, como airbags frontais e freios ABS. Portanto, em poucos anos, eles também vão equipar os usados mais simples.