4 erros que aumentam o risco no trânsito — todo mundo comete ao menos um!
Para reduzir o volume de acidentes e tornar o trânsito mais seguro, algumas práticas devem ser evitadas ao volante.
A segurança é uma das principais preocupações dos especialistas que querem reduzir o volume de acidentes de trânsito. Criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha do Maio Amarelo contempla uma série de ações para dar destaque ao alto índice de mortos e feridos no trânsito.
Para os motoristas que se preocupam em adotar atitudes em prol do respeito à vida, é importante evitar certas práticas que tornam as vias brasileiras um lugar perigoso. Muitas delas fazem parte da rotina dos condutores, seja por falta de consciência ou desatenção.
Atitudes que aumentam o risco no trânsito
Confira abaixo uma lista de hábitos que todo bom motorista deve evitar para proteger a si mesmo e aos demais motoristas e pedestres nas ruas do Brasil:
1. Manusear o celular na direção
O uso do smartphone ao volante eleva em 400% o risco de sinistros no trânsito, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outra pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) aponta que 70% dos motoristas afirmam que direção e telefone celular não combinam, mas apenas 20% evitam a prática.
Falar ou simplesmente mexer no celular enquanto se dirige gera uma distração que, mesmo breve, faz o condutor perder seu campo de visão e pode resultar em acidentes graves. A prática de manusear o dispositivo é uma infração gravíssima.
2. Não observar as sinalizações
As placas, marcações, luzes e outros equipamentos de sinalização são instalados para orientar e controlar o fluxo de veículos, visando garantir a segurança de todos na via. Como nenhum desses dispositivos existe sem motivo, não se deve ignorar sua presença.
Segundo pesquisa do aplicativo de pagamentos Zapay, cerca de 40% das multas aplicadas no Brasil no primeiro trimestre foram por excesso de velocidade e avanço do sinal vermelho. Ambas as infrações podem colocar em risco a vida de muitas pessoas e estão ligadas ao desrespeito às sinalizações.
3. Atravessar fora da faixa
Embora sejam a parte mais frágil dessa equação, também existem erros cometidos por pedestres e ciclistas. Um dos mais comuns é atravessar fora da faixa ou quando o semáforo está fechado para eles. Além de gerar multa, desrespeitar a sinalização pode ser fatal.
4. Ignorar o cinto de segurança
Apesar de todas as campanhas de conscientização sobre o uso do cinto de segurança, ainda existem muitas pessoas que se preocupam com isso apenas quando estão no banco do motorista. Portanto, é comum que os passageiros passem a viagem toda sem a proteção.
Essa é uma escolha que pode custar caro, uma vez que o uso do cinto pode reduzir em até 44% o risco de morte e ferimentos graves para passageiros dos bancos traseiros em caso de colisão. Para o motorista, usar o equipamento diminui a probabilidade em até 60%.