Transformação no setor? Tesla demite quase uma divisão inteira da empresa
Montadora de Elon Musk corta uma equipe quase completa de carregamento de elétricos em decisão preocupante.
A Tesla anunciou a demissão de quase toda a equipe de profissionais da divisão de Supercharger, rede de estações públicas de carregamento de carros elétricos que a maioria das grandes montadoras utiliza nos Estados Unidos. A decisão preocupa a indústria e outros interessados no mercado de veículos eletrificados.
No ano passado, a empresa de Elon Musk forneceu 8% da capacidade mundial de carregamento de modelos a bateria, segundo dados da Bloomberg. Por isso, ela é considerada importantíssima para a indústria de veículos elétricos.
O portal Quartz divulgou informações de uma suposta carta enviada por Musk aos executivos sêniores na última segunda-feira (29). No documento, ele afirma que pediria a dispensa de qualquer executivo “que mantenha mais de três pessoas que obviamente não passem no teste de excelente, necessário e confiável”.
Rebecca Tinucci, responsável pela divisão de Supercharger, teria discutido com o CEO da Tesla após tentar demitir menos funcionários do que ele pedia. Em retaliação, ele dispensou quase toda a equipe de 500 trabalhadores da executiva, decisão que teve repercussões instantâneas.
A companhia supostamente abandonou quatro concessões para as próximas estações Supercharger em Nova York, o que gerou perdas para representantes de grandes montadoras, como a Rivian. Eles fecharam acordos para adotar os plugues North American Charging Standard (NACS) da Tesla em seus veículos.
Ritmo mais lento
No dia seguinte à divulgação da carta, Musk afirmou que a empresa continuará apostando no crescimento da rede Supercharger, mas “em um ritmo mais lento para novos locais”, com foco na expansão em locais onde a marca já opera. Ainda segundo a Bloomberg, a Tesla considera recontratar parte dos trabalhadores demitidos para supervisionar a expansão.
Atualmente, a companhia tem 2.479 estações Supercharger e 27.629 portas de carregamento na América do Norte, conforme o Departamento de Energia dos EUA. Existem também outros 4.817 pontos com 11.886 portas de carregamento de veículos elétricos na rede da montadora.
A publicação afirma que especialistas criticaram duramente a medida, argumentando que a infraestrutura de carregamento da montadora é um dos poucos incentivos à compra de carros elétricos para os norte-americanos.