Carros chineses elétricos e híbridos deixam grandes marcas para trás no Brasil
Mercado de veículos eletrificados, composto por híbridos e elétricos, vem ganhando força no país nos últimos anos.
As cinco marcas de carros mais vendidas do Brasil entre os meses de janeiro e abril são Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota e Hyundai. Até aí, nenhuma novidade, já que essas montadoras possuem décadas de presença e muitos representantes no mercado nacional.
A coisa muda de figura quando o assunto são os veículos eletrificados, os híbridos e elétricos, que vêm aumentando sua participação no mercado nos últimos anos. Entre as cinco líderes de vendas no país, somente uma está entre as campeãs no segmento de eletrificados.
A Toyota, montadora japonesa pioneira no lançamento de carros híbridos flex com o Corolla, é a única das cinco fabricantes a se destacar com eletrificados. Porém, ela está apenas em terceiro lugar entre as mais vendidas, perdendo para BYD e GWM. Fechando o top 5, a chinesa Caoa Chery aparece na quarta posição e a sueca Volvo figura na quinta colocação.
Confira as montadoras de eletrificados mais vendidas no primeiro quadrimestre, conforme levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave):
- BYD – 21.882 unidades
- GWM – 8.016
- Toyota – 6.950
- Caoa Chery – 3.082
- Volvo – 2.043
- Mercedes-Benz – 1.668
- BMW – 1.251
- Land Rover – 1.075
- Kia – 989
- Honda – 885
Crescimento do mercado
O segmento de carros eletrificados totalizou 50.856 unidades vendidas nos quatro primeiros meses de 2024, segundo a Fenabrave. O número representa um crescimento de 162,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Outra questão relevante é que os híbridos e elétricos responderam por 9,4% do total de emplacamentos de automóveis do país entre janeiro e abril. Foram 30.297 unidades híbridas e 20.559 elétricas.
Marca da dupla Corolla e Corolla Cross, a Toyota se destaca entre os híbridos, seguida pela BYD, com o Song Plus, e pela GWM, com o Haval H6. Já entre os elétricos, a BYD reina absoluta com o Dolphin Mini, que soma mais de 15 mil negociações no primeiro quadrimestre. As posições seguintes são ocupadas pela GWM e pela Volvo.