Inmetro realiza operação que apreende pneus importados; veja como identificar
Aprenda a descobrir se um pneu importado está sendo vendido irregularmente.
Uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em parceria com a Receita Federal e outros órgãos fiscalizadores analisou pneus importados vendidos de forma irregular no país.
A ação, ocorrida entre os dias 7 e 10 de maio, verificou 74.196 produtos em 18 estados. Foram identificados 730 itens irregulares em estabelecimentos comerciais e portos alfandegários, sobretudo das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Pneus importados irregulares
O objetivo da ação consistiu em verificar se os pneus atendem aos requisitos de marcação, além das informações obrigatórias. Aqueles que não cumprem as regras da Portaria nº 379/2021 são considerados irregulares. Quem explica é o pesquisador Tecnologista em Metrologia e Qualidade do Inmetro, Hércules Antônio da Silva e Souza:
Além do selo do Inmetro, os fiscais dos órgãos delegados verificaram a presença de informações específicas, como: marca e denominação registrada do fabricante, dimensões do pneu, medidas nominais da largura da seção e do diâmetro interno do pneu, tipo de estrutura ou de construção do pneu, bem como índice de velocidade e índice de capacidade de carga, indicadores de desgaste da banda de rodagem, e data e país de fabricação.
E para fugir desse tipo de armadilha ao trocar os pneus de veículos, alguns critérios são analisados para identificar se um pneu importado está regular ou não.
Como escolher do jeito certo o pneu importado?
Para saber como escolher o pneu corretamente, a recomendação dos especialistas é, antes de tudo, verificar se ele foi inspecionado e aprovado pelo Inmetro. Ele deve possuir a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).
Também chamada de “etiqueta do Inmetro nos pneus”, a ENCE precisa estar disponível para o consumidor, contendo as informações a respeito do desempenho dos pneus. A identificação deve ser fixada na forma de adesivo no produto, de modo a ser visível para o consumidor.
Dentre os dados importantes presentes na ENCE, podemos destacar o coeficiente de aderência em pista molhada, o nível de pressão sonora (ruído), além do coeficiente de resistência ao rolamento.
Confira um exemplo da etiquetagem do Inmetro em pneus:
Exemplo de etiquetagem de pneus feita pelo Inmetro (Foto: Divulgação)
A primeira informação, disponível no canto superior direito, refere-se à eficiência energética, ou seja, ao consumo de combustível. Se o atrito for muito grande, maior será o consumo. A classificação empregada vai de A até G: quanto mais próximo de A, menor será o consumo. No entanto, se for F ou G, o pneu pesará no quesito consumo de gasolina ou etanol.
Outra característica é se o pneu possui boa aderência em piso molhado. De acordo com a classificação, itens marcados com A, B ou C têm boa atuação nessas situações. No entanto, se forem F ou G, existe a possibilidade de o carro “patinar” enquanto estiver rodando em pista molhada ou debaixo de chuva.