Encosto de cabeça no carro não é para descanso; ele pode salvar sua vida
Quem achava que ele estava lá para tirar um cochilo, saiba que sua função é muito mais importante.
Ao sair de casa com o carro, o motorista passa a correr diversos riscos no trânsito, seja parado em uma esquina esperando o sinal abrir, durante um congestionamento, ao fazer uma curva e assim por diante.
Quando alguém está dirigindo um automóvel, mesmo com ele parado, podem ocorrer acidentes, como quando alguém bate na traseira de outro por não conseguir frear a tempo. Engana-se quem acredita que isso não ocorre frequentemente.
E para garantir a segurança em casos como este ou até mais graves, o que nem todo mundo sabe é que o encosto de cabeça, quando bem posicionado, pode evitar lesões graves e até mesmo a morte do condutor.
Encosto de cabeça: item importante do carro, mas que ninguém lembra
Quando se fala em segurança veicular, as pessoas associam primeiramente o cinto de segurança. Claro que esse equipamento é um dos principais nesse quesito. Contudo, existem outros complementos que ajudam a proteger o motorista em caso de acidentes, como o encosto de cabeça.
O item é tão eficaz que ajuda a prevenir lesões sérias em acidentes. Segundo especialistas, seu uso é tão importante quanto o cinto de segurança, sobretudo em caso de colisão traseira, que provoca o chamado “efeito chicote”, quando o corpo é jogado para frente e depois para trás contra o banco. Portanto, não trate este acessório apenas como um mero conforto do carro.
Foto: Reprodução
Muita gente não sabe, mas o encosto de cabeça é o item de segurança que segura o pescoço e a cabeça durante uma colisão, enquanto o cinto cuida do corpo. O acessório permite que a coluna vertebral se projete rapidamente para frente e para trás, prevenindo lesões graves nesta parte do corpo.
Como ajustar o encosto do banco do carro
Para funcionar corretamente, o item deve ser ajustado por todos os passageiros do carro, sem exceção, na altura dos olhos. Além disso, ele não deve ficar afastado da cabeça para garantir mais eficiência em um eventual acidente.
Portanto, o hábito de ajustar o encosto deve ser tão comum quanto colocar o cinto de segurança. A obrigatoriedade deste item no banco traseiro entrou em vigor no ano de 1999, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Por fim, vale destacar que a proteção do carro protege principalmente a coluna cervical, evitando lesões, como fraturar a vértebra. Portanto, não brinque com a segurança e, a partir de hoje, verifique sempre a posição do encosto de cabeça ao entrar no veículo.