Você faz isso? Pilotar moto e usar o celular finalmente deve se tornar infração de trânsito
Visando evitar acidentes, o uso do aparelho celular sem viva-voz por motociclistas durante a condução poderá gerar multa.
As leis de trânsito são específicas de cada país; por isso, algumas delas podem provocar estranhamento nos motoristas de nações onde as regras são menos flexíveis. Um bom exemplo é a Rússia, onde o uso do telefone celular por motociclistas ainda não gera punição.
Por aqui, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o motorista de utilizar, falar ou até manusear o aparelho enquanto está ao volante de um veículo automotor. Agora, o governo russo analisa a criação de uma multa de até 30.000 rublos para punir motociclistas que usam o celular sem viva-voz.
Na prática, as penalidades previstas no projeto de lei serão aplicadas ao indivíduo que utilizar o celular em scooters e outros veículos sem ativar o viva-voz ou outro recurso de mãos livres. As informações são do jornal local Kommersant.
A proposta foi apresentada pelo senador Artem Sheikin e pelo Ministério dos Transportes, Vladimir Lugovenko, como forma de reduzir acidentes. O texto ainda prevê outras mudanças na legislação, como multas específicas por conduzir embriagado.
O Ministério dos Transportes também discute regras para regulamentar as motonetas e seu registro. Com a aprovação das medidas, Moscou planeja alinhar as sanções às infrações e reduzir o volume de acidentes no país, além de criar uma regulamentação mais moderna.
Como funciona no Brasil
Usar o celular enquanto dirige pode gerar três tipos diferentes de infração de trânsito, cada uma com um peso. As multas podem ser aplicadas pelas três esferas de órgãos autuadores, e as estaduais são de competência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Em São Paulo, as autuações por dirigir veículo utilizando o telefone recuaram 46% de janeiro a novembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Foram 11.154 multas do tipo, ante 20.831 no ano anterior.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do smartphone ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes no trânsito. Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra ainda que digitar uma mensagem de texto ao volante de um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por até 100 metros.