Toyota Hilux elétrica ganha data de estreia, mas detalhe precisa ser resolvido
Marca japonesa deve lançar picape eletrificada para concorrer com a chinesa BYD Shark, que estreia por aqui em breve.
A Toyota tem planos concretos de lançar uma versão elétrica da sua famosa picape Hilux para concorrer com a recém-lançada BYD Shark. A montadora japonesa já confirmou uma data para o início da produção do modelo e algumas poucas informações técnicas sobre ele.
Segundo a marca, a Hilux com motorização elétrica começará a ser produzida na Tailândia até o fim de 2025, em mês ainda não anunciado. A princípio, o início da fabricação estava previsto para este ano.
A Toyota informou que a caminhonete média será baseada no protótipo apresentado ao mundo em 2022, também na Tailândia, mas não deu muitos detalhes técnicos sobre o novo modelo. Entre as preocupações dos executivos de alto escalão da marca está a autonomia, além de outras especificações com perda de capacidade de carga.
Para abrigar baterias maiores, a montadora teria que realizar alterações na carroceria da picape. Ainda assim, existe a confiança de que o lançamento será um produto com a já conhecida excelência entregue pela japonesa.
A questão da autonomia
O vice-presidente da Toyota Motor Ásia, Pras Ganesh, anunciou recentemente a realização de testes para avaliar a viabilidade de aumentar o espaço para as baterias. A preocupação existe porque, com a mudança, a Hilux elétrica perderia capacidade de carga na caçamba.
O executivo teme que, com o ajuste, a caminhonete perca um dos principais atributos desse tipo de carroceria, que é justamente o quanto de peso ela consegue transportar.
Ao menos no projeto inicial, a Hilux a bateria tem autonomia média de 200 quilômetros por carga. A Tailândia, responsável pela produção em série do modelo, será também o primeiro país a receber as unidades da picape elétrica. No entanto, a Toyota tem planos de disponibilizar o produto em outros mercados, incluindo o Brasil.
Segundo o presidente da marca no país asiático, Noriaki Yamashita, a empresa entregará seis unidades da Hilux BEV à cidade turística de Pattaya para a realização de testes como transporte público antes do lançamento oficial.