Difícil fugir da multa! Radar inteligente detecta velocidade a 100 metros de distância
Freada pouco antes do equipamento para evitar multas por excesso de velocidade pode deixar de ser eficiente em breve.
Aquela freada para diminuir a velocidade antes de passar pelo radar de trânsito pode estar com os dias contados no Brasil. Isso porque a estratégia que evita multas por excesso de velocidade é eficiente com equipamentos que fazem a leitura a uma distância reduzida, mas aparelhos mais modernos estão em funcionamento.
Atualmente, existe um radar inteligente com efeito Doppler capaz de detectar a velocidade do veículo a 100 metros de distância. Com ele, não adianta dar uma freada pouco antes de passar pelo dispositivo. Quando o motorista visualizar o radar, a leitura já terá sido feita.
Radar inteligente de longa distância
O equipamento de medição emite ondas eletromagnéticas contínuas que mudam de frequência quando rebatidas pelos veículos. A aferição da velocidade ocorre com base na diferença de aumento ou diminuição das frequências. Não há espaço para o desvio da frequência, pois a cobertura chega a quatro faixas.
Além de medir a quantos quilômetros por hora o carro está trafegando, o radar inteligente consegue detectar outras infrações de trânsito, como furar o sinal vermelho, fazer conversão proibida, transitar pela contramão e usar o celular ao volante. Ele detecta até quando o veículo para em cima da faixa de pedestres.
Outra grande vantagem em relação ao dispositivo tradicional é dispensar a implantação de itens físicos no asfalto, o que elimina a necessidade de obstrução de via para instalação e manutenção.
Mais de 700 equipamentos em operação
Homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os radares inteligentes já estão presentes em 24 estados brasileiros, por meio de 1.700 faixas monitoradas. São 730 aparelhos em operação, sendo sete somente na cidade de São Paulo.
Hoje, seis rodovias paulistas possuem radares doppler: Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), César Augusto Sgavioli (SP-261), Irineu Penteado (SP-191) e na Assis Chateaubriand (SP-425).
Porém, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego da capital paulista), novos dispositivos com essa tecnologia não poderão ser instalados devido ao decreto do prefeito Ricardo Nunes. Publicado no Diário Oficial, o documento estabelece que “é proibido aumentar o número de radares de trânsito no município de São Paulo”.