Deu ruim! Carros da Mercedez-Benz são campeões em recalls
Além da montadora alemã, outras empresas entraram no top 10, como a Opel, Citroën, Toyota e Ford.
Quando alguém escuta a marca Mercedes-Benz, a primeira coisa que lhe vem à mente são carros de luxo. Porém, a empresa, referência no assunto, se destacou negativamente como campeã de recalls no mercado europeu.
A divulgação desses dados foi feita por meio de publicação pela Autocar e por analistas do site Car Recalls, responsáveis por analisar as estatísticas do serviço. Segundo a pesquisa, a marca premium da Alemanha anunciou nada mais nada menos que 38 recalls no decorrer de 2023. O quantitativo foi 8 vezes maior do que o da empresa que ocupou a 20ª posição.
A respeito do que é recall, trata-se de um comunicado enviado pelas montadoras sobre um ou mais veículos nos quais foram identificados defeitos de fabricação que podem comprometer seu funcionamento. No pior dos casos, esse “erro” pode colocar a vida e integridade do motorista e dos passageiros em risco.
Mercedes-Benz é campeã em recalls
Não foi por um nem por dois, mas por diversos motivos que a Mercedes-Benz precisou realizar recalls de modelos, como o cupê AMG GT, os sedãs das classes E e C, o CLS de diferentes gerações e até o carro elétrico EQS. Ao todo, 20 modelos já entraram para a lista de recalls da marca.
Mercedes-Benz AMG GT, um dos modelos que entrou na lista de recalls da montadora (Foto: Adamwiki/Shutterstock)
Em terceiro lugar, ficou a BMW, que precisou realizar o mesmo número de recalls que a Mercedes-Benz, inclusive das séries 4, 5 e 6 dos crossovers X3, X5 e X6, além do novo XM.
Dentre os campeões de recalls também entram na lista a Opel, Citroën, Toyota, Ford, DS, Volkswagen e Land Rover. Essas marcas figuram no top 10, com recalls de 21 a 11 veículos. Por outro lado, a Jaguar, outra marca conceituada no mercado, realizou o recall de apenas dois modelos, o crossover F-Pace e o carro elétrico I-Pace.
E no mercado norte-americano?
Nos Estados Unidos, a Ford chegou a ocupar o primeiro lugar em recalls, com 56 campanhas ao todo durante o ano de 2023. Por outro lado, em número de carros envolvidos, a Honda ficou na frente, com 6,3 milhões de veículos afetados, em comparação aos 5,7 milhões da Ford.
Por fim, em relação ao Brasil, ainda não existem rankings que meçam a quantidade de recalls de uma montadora e quais veículos foram os mais convocados para a realização de ajustes. Mas, caso isso acontecesse, compradores levariam essa informação em conta no momento de adquirir um veículo.