Tamanho não é segurança: SUVs apresentam grandes falhas de proteção
Modelos de grande porte, como Jeep Wagoneer, Chevrolet Tahoe e Ford Expedition, falham nos testes de segurança.
Os veículos utilitários esportivos, conhecidos pela sigla SUV, ganharam o mercado em razão de características como espaço, robustez e segurança. É comum encontrar compradores que apostam nos modelos maiores justamente porque procuram mais proteção para os ocupantes.O problema é que essa relação direta não existe.
O Instituto de Segurança Viária das Seguradoras dos EUA (IIHS) realizou testes de colisão com os principais utilitários grandes e descobriu que, na prática, porte não é sinônimo de segurança. A entidade avaliou os modelos Chevrolet Tahoe, Ford Expedition e Jeep Wagoneer, todos SUVs grandes equipados com chassis derivados dos usados em picapes.
Alguns quesitos foram bem avaliados, mas a nota baixa prevaleceu.
Resultados dos testes
Os três SUVs receberam má avaliação no quesito proteção dos ocupantes do banco traseiro, o que acende o alerta principalmente para os consumidores que utilizam esse veículo para transportar crianças. A pior nota foi no teste de colisão frontal com pequena sobreposição, chamado de “small overlap”. Ele consiste em simular uma colisão frontal onde apenas uma pequena parte do veículo colide com um objeto fixo, como uma árvore ou um poste.
Somente o Wagoneer recebeu uma avaliação positiva por proteger melhor os ocupantes. O Tahoe recebeu uma classificação aceitável, uma vez que a colisão fez com que a cabine dobrasse para dentro em direção ao fundo. Esse movimento foi suficiente para apresentar um risco substancial de lesões na perna para o motorista e um alto risco de lesões no pé direito do passageiro, além de um risco moderado de lesões na perna esquerda do passageiro.
Já o Expedition foi o pior entre os três, devido à extensa intrusão na parte inferior da cabine. A coluna de direção do SUV foi parcialmente destacada, e um dos pilares se separou do painel. Para o IIHS, o carro apresenta alto risco de lesão na perna direita do motorista e risco moderado na esquerda. Não houve danos tão extensos do lado do passageiro.
A nota nos demais testes de colisão, como o lateral, foi melhor para todos os modelos, bem como o funcionamento do sistema de detecção de pedestres da frenagem autônoma de emergência durante o dia. Os resultados indicam que ainda falta muito para que os SUVs grandes cumpram os padrões de segurança mais avançados e garantam a proteção necessária.