Renault Kardian mantém motor antigo em nova versão manual mais barata
Versão produzida nacionalmente para exportação é equipada com propulsor 1.6 e transmissão manual de cinco marchas.
O Renault Kardian acaba de chegar ao México com uma novidade que não tem previsão de ser vendida no Brasil, onde o modelo ainda é novidade. A nova variante de entrada do SUV compacto terá motor aspirado, câmbio manual e preços que variam entre 355 mil e 450.000 pesos (R$ 103.230 a R$ 130.852 na conversão direta).
Produzido em São José dos Pinhais, o utilitário esportivo francês desembarcou no México em quatro configurações, mas por aqui são apenas três. A versão Evolution Manual parece interessante, mas cria limitações por ser turbo e manual.
O Renault Kwid mexicano precisou abandonar o motor 1.0 TCe de três cilindros turbo e reintegrar o antigo 1.6 de quatro cilindros aspirado para incorporar o pedal de embreagem no projeto. Esse propulsor segue vivo em Stepway, Duster e Oroch, mas não equipará o SUV no Brasil.
Já no país norte-americano, ele entrega 114 cv de potência e 15,7 kgfm de torque. A variante Evolution é a única da linha com esse motor e transmissão manual de cinco marchas.
Os compradores que preferirem câmbio automático terão que escolher a Evolution EDC, com motor 1.0 três cilindros turbo de 116 cv e 20,4 kgfm de torque, um pouco inferior aos 125 cv e 22,4 kgfm do modelo brasileiro. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com seis marchas, repetindo o conjunto presente no mercado brasileiro nas versões Evolution, Techno e Premiere Edition.
Gama de cores
O Kardian mexicano tem outra diferença pequena em relação ao brasileiro: o leque de cores disponíveis na gama. O nosso está disponível em cinco tonalidades: Preto Nacré, Branco Glacier, Prata Étoile, Cinza Cassiopée e Laranja Energy.
Já os mexicanos não terão a opção Cinza Cassiopée e nem o tom Preto Nacré na versão Premiere Edition. O Evolution, seja qual for a motorização escolhida, está indisponível na tonalidade Laranja Energy.