Abastece com etanol? Este macete vai fazer o carro pegar de 1ª no inverno
Truque fácil pode ser a solução ideal nos dias em que as temperaturas estão mais baixas.
O inverno brasileiro já começou. A nova estação iniciou no dia 20 de junho e ficará até o dia 22 de setembro. Com a mudança de temperatura, que pode ficar mais baixa, motoristas têm a preocupação de fazer o carro pegar durante o frio.
Apesar de vivermos em um país tropical, onde as estações não são tão definidas como em outros países, ainda sentimos os impactos das manhãs frias, quando carros flex abastecidos com etanol se recusam a funcionar.
Isso acontece porque, ao contrário da gasolina, o etanol tem dificuldade em vaporizar, ou seja, passar do estado líquido para gasoso quando as temperaturas estão abaixo dos 15ºC. Com isso, a saída de casa para o trabalho pode se tornar um pouco mais demorada.
Carros com etanol no inverno
Os carros flex chegaram ao mercado em 2003, e um dos problemas desses modelos na época era pegar de manhã em dias mais frios. Os primeiros automóveis, por exemplo, tinham aquele famoso tanquinho de gasolina para ajudar na partida.
Felizmente, com o avanço das tecnologias, esse tanquinho foi substituído por um sistema de aquecimento de combustível. Essa função, no entanto, está disponível apenas em modelos mais atuais. Mas, e quando esse sistema falha, o motor sofre para pegar.
Sim, seja lá como for, até atualmente, em temperaturas mais baixas, como no inverno, o carro flex abastecido com etanol no tanque pode apresentar dificuldade em pegar. A boa notícia é que existe uma solução considerada “definitiva” para isso.
Foto: Maxim Blinkov/Shutterstock
Este é o macete que vai te salvar
Com a chegada do inverno, ao notar que as temperaturas estão caindo pela manhã, os motoristas podem adotar um macete para evitar o estresse de não conseguir dar partida.
A solução para isso é a seguinte: em vez de abastecer apenas com etanol, misture de 20% a 25% de gasolina. Esse truque é suficiente para solucionar o problema até a chegada da primavera.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o etanol é chamado de E85. A razão para isso está justamente na sua composição, que contém 15% de gasolina. Contudo, com a chegada do rigoroso inverno no hemisfério norte, essa proporção se altera, e o percentual de gasolina no etanol sobe para 30%. Isso é feito para evitar problemas de partida em manhãs mais geladas.