"Fusca chinês" pode ser lançado no Brasil após briga com a Volkswagen
Carro da Great Wall Motors fortemente inspirado no modelo da montadora alemã já está registrado junto ao INPI.
A Great Wall Motors (GWM) conseguiu registrar o “Fusca chinês” junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) após o pedido de tutela de urgência da Volkswagen solicitando a nulidade das patentes. O modelo que recebe o apelido é o Ora Punk Cat.
A montadora alemã alega que o carro é “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.
Já a GWM argumenta que não se pode falar em concorrência desleal, uma vez que o VW não é fabricado no Brasil desde 1996. Mesmo assim, a chinesa não nega a inspiração no clássico Fusca.
“Por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica – e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade – pelas Autoras [VW do Brasil]”, justifica.
Segundo informações do jornal O Globo, o pedido de tutela foi concedido em fevereiro de 2023 e seguiu válido até 4 de março, quando a GWM conseguiu revogar a decisão por meio de um agravo de instrumento. A decisão pode permitir a venda do Ora Punk Cat no Brasil
Foto: Divulgação/GWM
Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat
O Ora Punk Cat e sua variante Ora Ballet Cat se diferenciam por alguns detalhes, como os faróis, que não têm o formato redondo tradicional da VW e são ovais com a base plana. O “Fusca chinês” tem 4,40 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,63 m de altura e 2,75 m de entre-eixos, maior que sua inspiração e com portas traseiras.
Eles são equipados com motores de 145 ou 173 cavalos, com autonomia de até 400 km com a bateria de 50 kW carregada (ciclo chinês). Também há uma segunda opção de bateria de 60,5 kWh que aumenta o alcance a 500 km. A carga em carregadores de corrente contínua para chegar de 10% a 80% leva apenas 50 minutos.
O Ballet Cat recebeu o título de automóvel mais feminino do mundo, considerado pela GWM “um carro elegante para mulheres”. A justificativa está em detalhes como um compartimento no console central para guardar maquiagem e espelhos iluminados maiores.