Líder ameaçada? BYD e GWM estão prontas para destronar a Toyota
Segmento de carros híbridos ganha novos representantes, que ameaçam a liderança absoluta da montadora japonesa Toyota.
As vendas de veículos no primeiro semestre no Brasil sinalizam que a Toyota pode perder o posto de montadora líder no segmento de carros híbridos em 2024. A japonesa, que até este ano era líder absoluta, sente de perto a ameaça de duas chinesas: GWM e BYD.
De janeiro a junho, a Toyota comercializou 10.514 híbridos tendo apenas dois modelos no segmento: Corolla e Corolla Cross. A BYD somou 10.113 unidades emplacadas e ficou com a vice-liderança, seguida de perto pela GWM, com 9.043 registros.
Se a corrida continuar nesse ritmo, a BYD será a primeira a tomar o lugar da japonesa.
Contudo, vale destacar que a campeã de vendas de híbridos no mês de junho foi a GWM (2.153 unidades), seguida da rival chinesa (1.989 unidades). A Toyota chegou em terceiro, com 1.644 emplacamentos.
BYD se destaca frente ao declínio da Toyota
A aposta mais provável é que a BYD fique com o topo do ranking do segmento de híbridos em breve, possivelmente até o final do mês de julho. Ela é baseada na chegada de um novo modelo ao portfólio da marca, e não apenas na sua vantagem numérica momentânea sobre a GWM.
Nos primeiros seis meses do ano, o carro-chefe da montadora entre os híbridos foi o Song Plus, seu único representante da categoria na época. Ele disputa espaço com o GWM Haval H6, que há meses não se deixa ultrapassar pelo rival.
Mas tudo começou a mudar em junho, quando chegou ao mercado nacional o BYD King, híbrido plug-in mais barato do Brasil. O sedã é visto como uma estratégia da marca para alcançar o topo do segmento e ultrapassar a Toyota, principalmente porque veio para concorrer diretamente com o Corolla.
BYD King (Foto: Divulgação/BYD)
Cabe lembrar que nem a GWM e nem a Toyota estão paradas vendo isso acontecer. A chinesa lançou em junho uma versão plug-in mais barata do Haval H6 e prepara mais novidades para 2025. Já a japonesa foca no lançamento do SUV compacto Yaris Cross, o que deve ocorrer até o fim deste ano.