Renault Sandero RS deixa de ser produzido no Brasil
O principal motivo é a futura entrada em vigor da regulamentação de emissões do Proconve PL7, à qual o motor F4R não atende.
O Sandero RS foi um produto muito especial. Ele voltou a transformar o segmento de hot-hatches em tendência. Ele se destacava também por um preço mais acessível que seus concorrentes.
Além disso, era o único desenvolvido pela divisão Renault Sport fora da França e exclusivo para nossa região. No entanto, tudo parece indicar que o seu fim chegou. A marca francesa teria encerrado a produção do carro no fim de setembro.
A notícia foi revelada pelos nossos colegas da Quatro Rodas. De acordo com a publicação, o último lote de 130 unidades foi fabricado ao longo de setembro, sendo 100 unidades para o mercado local e as 30 restantes para a Argentina.
Motivo
O motivo, como outros veículos que foram ou serão descontinuados, são os novos regulamentos de emissões do Proconve PL7 que entrarão em vigor no Brasil no próximo ano e que proíbem a comercialização de 0km que não cumpram com esses regulamentos a partir de março de 2021.
O antigo motor 2.0 F4R de 145cv não cumpre os regulamentos e a atualização exigiria um investimento considerável, por isso decidiu-se substituí-lo no Duster, Duster Oroch e Captur pelo moderno 155/170cv 1.3 TCe.
O mesmo poderia acontecer com o Sandero? Embora em um ponto essa possibilidade tenha sido estudada, algum tempo depois ela foi descartada porque sua incorporação aumentaria muito seu preço e já é um modelo que atravessa os últimos anos de seu ciclo comercial.
O segundo motivo do seu afastamento da linha de montagem é que a fábrica de São José dos Pinhais foi paralisada no mês de agosto por falta de semicondutores, problema que aflige todas as montadoras no mundo e que obriga a reduzir o leque de versões para tentar atender a demanda. As versões 1.6 também foram descontinuadas e apenas as equipadas com motor 1.0 SCe permanecem.