Tesla adia lançamento do ‘robotáxi’ e Musk revela o motivo da decisão
Segundo pessoas a par da decisão, as equipes que trabalham no projeto precisam de mais tempo para construir protótipos extras.
A Tesla adiou o lançamento do seu ‘robotáxi‘ há menos de um mês da data de estreia original, prevista para o dia 8 de agosto. O modelo, que não terá volante ou pedais, é a nova aposta da empresa do bilionário Elon Musk no segmento de veículos autônomos.
Segundo fontes a par da decisão, a postergação visa dar mais tempo para que equipes que trabalham no projeto possam construir protótipos adicionais. A revelação foi alterada para outubro, daqui a aproximadamente dois meses, e comunicada apenas internamente às equipes.
“Solicitei uma importante alteração no desenho da frente do carro, e esse tempo extra (para realizar a mudança) também nos dará mais tempo para mostrar alguns recursos”, escreveu Musk em seu perfil do X, antigo Twitter.
A data inicial de lançamento foi definida há alguns meses e contribuiu para uma sequência de onze dias de ganhos para a companhia, que viu seu valor de mercado subir cerca de US$ 257 bilhões (cerca de R$ 1,4 trilhão). Após o anúncio do adiamento, os papeis fecharam em queda de 8,4%.
Foto: Divulgação/Tesla
O que esperar do ‘robotáxi’ da Tesla
Em 2016, o CEO da montadora disse que elaborou um segundo ‘plano mestre’ para a empresa. O projeto tem sido uma prioridade de Musk nos últimos meses, inclusive em detrimento da criação do próximo carro elétrico mais barato da marca para substituir o Tesla Model 3 nessa posição.
A ideia é criar um serviço de táxis autônomos sem controles para uso humano. Não há muitas informações sobre a novidade, somente que o veículo não terá volante ou pedais e que o design será parecido com o da picape Cybertruck.
Cabe lembrar que o bilionário também prometeu que a marca produzirá robôs humanoides para uso interno a partir de 2025. Segundo ele, o projeto abrirá espaço para outras companhias em 2026.