Jeito certo de estacionar carro automático existe, mas poucos conhecem

Usar comandos errados na hora de estacionar veículo com câmbio automático prejudica a transmissão e se transforma em um verdadeiro prejuízo. Aprenda o jeito correto e evite problemas.

Tem muita gente que compra um carro novo e resolve se emancipar do pedal da embreagem escolhendo um modelo com câmbio automático. É aí que começam as dúvidas a respeito do uso da transmissão, como, por exemplo, qual o jeito certo de estacionar?

Quando o carro está parado em uma rampa e o motorista vai sair dali com ele, pode sentir um leve tranco na caixa ao puxar a alavanca. O que acontece indica que o proprietário parou o veículo de forma errada e está prejudicando o sistema.

Esse pequeno tranco é um sinal de que o câmbio era o que estava segurando o automóvel parado, e não o freio de estacionamento, que serve exatamente para isso.

Fazer essa substituição pode prejudicar a caixa de transmissão e resultar em um prejuízo enorme para consertar o sistema.

Como estacionar um carro automático corretamente

Foto: Shutterstock

Ao estacionar, a primeira medida é acionar o freio de estacionamento, também conhecido como freio de mão. A próxima coisa é engatar a posição ‘P’ (parking, ou estacionamento, em português) quando o automóvel estiver totalmente parado.

Esse processo evita que o carro fique preso e sobrecarregue o câmbio automático caso sofra uma ‘encostadinha’ de outro veículo.
Para sair do estacionamento, é só fazer a operação inversa: ligue o motor, desengate a alavanca ‘P’ e solte o freio de estacionamento por último.

“O carro automático dispõe de um sistema de travamento da transmissão. Por isso, as melhores práticas são fundamentais para aumentar a eficiência e a vida do equipamento”, explica Marco Barreto, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

Cabe lembrar que nenhum manual do proprietário recomenda o uso do câmbio automático na posição ‘N’ quando a parada é mais longa. Essa era uma orientação comum em modelos mais antigos, mas já não serve para os veículos de hoje.

você pode gostar também