Fiat Pulse vai estrear o motor Firefly 1.0 turbo de 125 cv e câmbio CVT
O pequeno três cilindros - derivado da versão aspirada - desenvolve 130 cv para o etanol e 125 cv para a gasolina.
No dia 19 de outubro a Fiat vai lançar no Brasil o Pulse, seu tão esperado SUV. Apesar de seu design ter sido revelado meses atrás, ainda havia muitos dados para serem conhecidos.
Algum tempo depois de revelar o exterior, a marca publicou as imagens do seu interior e agora finalmente revela os primeiros dados técnicos do seu novo motor turbo Firefly 1.0.
Como a empresa antecipou que o Pulse lançaria este motor, rumores anteciparam uma potência que seria em torno de 120 e 130 cv. A Fiat se limitou a dizer que seria o 1.0 mais potente em seu segmento.
Neste final de semana, a marca revelou os números oficiais. O pequeno três cilindros – derivado da versão aspirada – desenvolve 130 cv para o etanol e 125 cv para a gasolina. Esses números superam o do seu principal rival, o TSI 1.0 da Volkswagen, que entrega 128 cv ao etanol e 116 cv.
Quanto ao torque, o motor da Stellantis entrega 20,4 kgm a 1.750 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol. Portanto, estimamos que receberá a nomenclatura T200 em relação ao torque expresso em Nm, como acontece com o 1.3 turbo (T270). Com seu irmão mais velho, ele compartilha sua tecnologia e vários componentes, como injeção direta.
Consumo e desempenho
A Fiat também revelou os dados de consumo e desempenho. O Firefly 1.0 turbo promete uma performance de 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. O valor da aceleração também é bastante contundente, com um recorde de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
Por fim, também em relação ao trem de força, a empresa italiana confirmou a transmissão. O Pulse e os demais produtos que equipam esse motor serão associados a um CVT automático fornecido pela Aisin.
Como nossos colegas da imprensa anteciparam, esse é o mesmo câmbio que equipa o Toyota Yaris. Ele conta com 7 marchas simuladas e três modos de operação: automático, manual e esportivo. Nesse sentido, em uma das fotos do interior, a chave “esporte” no volante se destacou.
Dessa forma, a linha SUV ofereceria até três motores distintos. O conhecido Firefly 1.3 aspirado, o 1.0 turbo com caixa CVT e o 1.3 turbo de 175 cv (gasolina) ou 185 cv (etanol).
Voltando ao Firefly 1.0 turbo, como já se sabe, este motor também será utilizado na atualização do Jeep Renegade e posteriormente no Argo/Cronos, substituindo gradativamente o antigo 1.8 eTorQ que deixará de ser oferecido no Brasil devido ao novas regulamentações de emissões e consumos do Proconve PL7.