Japão tem protótipo de moto ‘voadora’ com levitação magnética desde 2006
Protótipo do veículo com motor magnético híbrido foi apresentado pela empresa japonesa Axle há cerca de 18 anos.
O mundo caminha em direção ao futuro tão sonhado pelo cinema, onde os veículos voam pelos ares e não emitem gases poluentes. A cada dia, novas empresas surgem com projetos inovadores de motos voadoras e até carros que não precisam de contato com o solo para se deslocar.
Nesse sentido, é interessante lembrar que a empresa japonesa Axle já desenvolveu um modelo com levitação magnética que passou despercebido na época em que foi apresentado. A moto EV-X7 é o protótipo da companhia que opera com energia elétrica e a magnética e funciona a partir de uma fusão inovadora entre os dois tipos de energia.
Porém, ela não consegue exatamente voar. Ao usar o termo voar, entendemos que o objeto sai do chão e não utiliza fricção para propulsão, mas esse não é o caso da motocicleta.
Moto com levitação magnética
A EV-X7 não descola completamente do chão, já que a levitação magnética que evita o atrito é executada no motor do veículo, apresentado em 2006. Uma resenha divulgada pela imprensa na época explica que a moto é impulsionada por elementos como hidrogênio ou propulsores elétricos.
EV-X7 (Imagem: Divulgação)
Isso significa que ela é equipada com um motor magnético híbrido compatível com diferentes tipos de energia. De um lado é um ímã permanente que gera uma corrente contínua convencional, e do outro existem eletroímãs com energia elétrica.
Em outras palavras, o propulsor da moto trabalha a partir da energia gerada pelas forças de atração e tem autonomia de aproximadamente 180 quilômetros. O carregamento leva cerca de seis horas e a velocidade máxima chega a 150 quilômetros por hora.
Tecnologias inovadoras
Saltando quase duas décadas no tempo para os dias atuais, a moto conceito Hero iON, apresentada no Salão de Nova Delhi, reaqueceu as conversas sobre tecnologias inovadoras na indústria de duas rodas.
Com visual futurista, o veículo elétrico é equipado com um sistema que utiliza o oxigênio ambiente para carregar as baterias, mas não gera nenhum resíduo ou armazena oxidantes. Ele é chamado de Lithium-air, mais conhecido como Li-Air.
Mesmo que ainda seja um conceito, a iON acelera de 0 a 100 km/h em 5 segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h, além de rodar por até 300 km sem precisar recarregar. Ainda não há previsão de chegada dessa tecnologia ao mercado.