Qual polui mais: carro elétrico ou a gasolina? Resposta NÃO é óbvia!

Apesar dos gases emitidos pela queima do combustível fóssil, os modelos elétricos não são assim tão 'inocentes'.

O impacto ambiental dos veículos se transformou na grande preocupação da indústria automotiva nos últimos anos. Partindo desse ponto de vista, os carros elétricos são vistos como uma solução interessante para reduzir a queima de combustíveis fósseis, principalmente a gasolina.

Desde que os eletrificados começaram a ganhar destaque, muitos mitos foram espalhados entre os consumidores e alguns deles são difíceis de serem quebrados, mesmo não sendo verdadeiros. Um deles afirma que os elétricos são piores para o meio ambiente do que os modelos a combustão.

Essa afirmação parte de argumentos como a queima de carvão para geração de energia e a produção de baterias, que possuem elementos tóxicos e uma vida útil relativamente curta.

Essas justificativas são frequentemente usadas para “provar” que os carros elétricos são piores.

Impacto ambiental de carros elétricos e a gasolina

Foto: Gulf MG/Shutterstock

A emissão de carbono de um veículo elétrico depende de fatores como a fonte de onde obtém sua energia, sendo possível considerar que ele tem efetivamente zero emissões somente quando recarrega em fontes de energia renováveis. Contudo, mesmo que não seja esse o caso, ele ainda é mais benéfico para o meio ambiente.

Vamos analisar os números. Um Lucid Air Touring com motor duplo, por exemplo, tem autonomia de 684 quilômetros e consumo médio de 24 kWh a cada 161 quilômetros, segundo a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos). Para fazer uma comparação, consideramos um Audi S6, que possui preço sugerido semelhante.

Para comparar os dois, usamos como parâmetro a emissão de CO₂ por quilômetro. O Audi emite cerca de 0,9 libras de CO₂ por milha, ignorando as liberações envolvidas no transporte e na entrega do combustível. Se elas forem somadas, o número final chega a 1,125 libras de CO₂ por milha.

Convertendo em quilômetros, o modelo a combustão emite aproximadamente 317,08 gramas por quilômetro.

Já o Lucid emite 99,2 gramas de CO₂ por quilômetro. Somando o transporte do combustível, o modelo produz 104,2 gramas por quilômetro no pior dos cenários, que é um país ou estado que utiliza fontes de energia mais sujas.

Também é preciso considerar outros fatores, como o processo de fabricação do produto e sua eficiência, mas a verdade é que o elétrico não perde em nenhum quesito do ponto de vista da liberação de carbono na atmosfera.

Portanto, se o assunto é emissão, os elétricos sempre saem na frente.

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