Ligar o ar-condicionado com o motor em alta rotação pode dar algum problema?
Crenças a respeito do uso do ar-condicionado continuam sendo difundidas, mas nem sempre são verdadeiras.
Muitos consumidores que procuram um carro para comprar, seja ele novo ou usado, fazem questão do ar-condicionado na lista de equipamentos. O aparelho, que já está presente na maioria dos veículos novos como item de série, acabou se transformando em um item insubstituível para boa parte dos motoristas.
Porém, mesmo com sua popularização, ele ainda é alvo de informações falsas que circulam há anos e acabaram se tornando crenças enraizadas. Uma dessas afirmações é que o proprietário não deve ligar o ar-condicionado quando o motor do carro está em alta rotação.
Segundo essa crença, essa ação pode sobrecarregar o compressor do dispositivo e, supostamente, estragar a peça. Será que é verdade?
Ar-condicionado e motor em alta rotação
Imagem: Shutterstock
Embora esse não seja mais um problema na atualidade, os sistemas mais antigos realmente estavam sujeitos a passar por ele. É por isso que é tão difícil fazer o ar-condicionado de um carro velho funcionar corretamente após muito tempo ou operar de forma adequada por um período mais longo.
Há alguns anos, ligar o aparelho com o motor em altas rotações era um problema, de fato, porque os compressores não mudavam de velocidade com tanta rapidez, o que gerava os famigerados trancos.
Hoje, essa deixou de ser uma preocupação porque o item passou a ser rotativo e de baixa inércia, o que significa que muda de velocidade com mais facilidade.
Mesmo em veículos produzidos nos anos 70 e 80, a embreagem eletromagnética já protegia o ar-condicionado contra esse tipo de defeito, ou seja, a questão só afeta modelos mais velhos.
Portanto, os compressores modernos podem operar em condições variadas, inclusive com o motor em altas rotações, graças ao avanço da tecnologia. Isso significa que o motorista pode ligar o equipamento climatizador no momento que quiser durante sua rota, sem se preocupar com trancos.