O consumo de combustível é o mesmo em todas as marchas, mantendo a mesma rotação do motor?

Descubra se a troca de marcha provoca alguma diferença no consumo de combustível quando a rotação do motor é fixa.

Manter a rotação do motor em um número constante é uma estratégia usada para reduzir o consumo de combustível, além de otimizar o desempenho do componente. No entanto, será que o gasto de combustível é o mesmo em qualquer marcha quando o motor do carro mantém a rotação fixa?

Suponha, por exemplo, que a peça esteja sempre a 3.000 rotações por minuto e o motorista troque de marcha. A questão aqui é se, mesmo movimentando a transmissão do veículo, seu consumo se manterá o mesmo.

Para ser direta, não. A resistência aerodinâmica, o torque do motor e a resistência ao rolamento dos pneus são apenas alguns dos fatores que influenciam no gasto de combustível de um automóvel.

Entenda como funciona

Ilustrando a questão, imagine um carro trafegando em uma pista totalmente plana, sem aclives ou declives, na qual é possível comparar o consumo em velocidades variadas. A cada aumento de marcha, a redução do câmbio se torna menor. Assim, a velocidade do veículo aumenta com a marcha e o torque disponível nas rodas diminui, embora o torque do motor permaneça sempre o mesmo.

Ao subir a velocidade, o arrasto aerodinâmico cresce, assim como a resistência ao rolamento dos pneus, o que exige do motor mais combustível para se manter na mesma rotação. Como consequência desse processo, o consumo aumenta a cada marcha mais alta acionada, apesar da rotação fixa do motor.

Supondo que a pista tenha uma subida, a situação fica ainda pior. Além das resistências citadas, o peso do veículo, atuando no sentido oposto ao movimento, também pesa na conta, deixando o consumo ainda mais elevado. Já se for uma descida, o efeito das resistências pode ser anulado, o que aumenta a economia de combustível.

Embora não exista uma velocidade exata para poupar combustível, o intervalo entre 70 e 80 km/h, usando a maior marcha disponível, é eficiente em uma estrada. Dentro desse limite, o carro entrega o máximo de quilômetros por litro possível para o conjunto que possui.

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