Novo Toyota Corolla promete estrear com o motor mais eficiente da história
Presença garantida na lista de carros mais vendidos do mundo, Corolla deve ganhar nova motorização na próxima atualização.
Se tem um carro que é presença garantida na lista dos mais vendidos do planeta, esse é o Toyota Corolla. Para os fãs e amantes do sedã médio, a boa notícia é que sua próxima geração tem previsão de estreia para 2026 e deve chegar com novidades bem interessantes.
Mantendo seu compromisso com a inovação e a qualidade, a montadora promete equipar o modelo com o motor mais eficiente do mundo. Desenvolvida em parceria com Subaru e Mazda, a nova geração de propulsores da marca inclui um conjunto híbrido plug-in (PHEV) que entrega muita eficiência.
A 13ª geração do Corolla poderá alcançar até 2.100 km de autonomia com esse conjunto, que precisará ter a melhor eficiência já vista. O desafio da japonesa é ultrapassar os 40% de eficiência térmica dos seus atuais motores e os 46,06% do PHEV de 1,5 litro fabricado pela BYD. No Brasil, o novo Corolla deve estrear apenas em meados de 2027.
Nova família de motores da Toyota
Imagem: Divulgação/Toyota
A próxima gama de propulsores da fabricante japonesa terá integrantes mais compactos e de “alta eficiência”. Eles serão compatíveis com hidrogênio e outros combustíveis neutros em carbono, além dos produtos tradicionais, como gasolina e diesel.
Com base nas informações divulgadas até o momento, a Toyota prepara um 1.5 com versões aspirada e turbo, além de um 2.0 exclusivamente turbo. Não existem mais informações oficiais sobre o assunto.
Contudo, o site especializado Best Car afirma que o propulsor 1.5 aspirado de quatro cilindros será 10% mais compacto na comparação com o conjunto atual de três cilindros. Ele entregará até 130 cv de potência e 15 kgfm de torque máximo, ou 180 cv e 23 kgfm na opção turbo.
Cabe mencionar que o 1.5 turbo será substituto do 2.5 aspirado utilizado nos carros da marca hoje, sendo até 30% mais eficiente que os antigos. O portal ainda menciona uma versão para o sistema híbrido de 100 cv, mas também não traz muitos detalhes.