3 tecnologias ‘inúteis’ que ninguém usa, mas ainda são vistas em carros novos
Montadoras mantêm soluções ultrapassadas que deixaram de ser objeto de desejo dos consumidores.
A evolução da tecnologia tem ocorrido de forma acelerada em muitas áreas, inclusive na indústria automotiva. Mesmo assim, as montadoras insistem em manter presentes nos carros certos equipamentos que foram objeto de desejo algum dia, mas hoje já estão ultrapassados.
Em alguns casos, a insistência no item é resultado de um projeto defasado que precisa de atualização, mas ainda não recebeu. Seja como for, sua presença pode ser considerada um desperdício de dinheiro (e espaço) pelas marcas.
Hoje, os automóveis modernos são equipados com recursos como painel digital, central multimídia com espelhamento sem fio, assistentes de condução e segurança e muito mais.
Ao lado deles, uma parte das tecnologias com pouco tempo de existência parece antiquíssima.
Acendedor de cigarros (Foto: Shutterstock)
3 equipamentos ultrapassados de carros modernos
Na lista abaixo, selecionamos alguns itens que ainda equipam carros novos e fazem pouco sentido para o condutor que busca sistemas de ponta. Veja:
1. Acendedor de cigarros
Houve um tempo em que acendedor de cigarro era sinônimo de luxo nos carros, mas após anos de campanhas de conscientização contra o uso do produto, os modelos deixaram de vir com o item instalado.
As fabricantes decidiram remover a comodidade como forma de desincentivar o consumo, mas nem todas fizeram isso.
A nova Fiat Titano tem um acendedor de cigarros escondido no console, equipamento que pode ser adquirido como opcional em outros modelos da montadora. É até curioso ver o recurso antigo ao lado de novidades como ar-condicionado de duas zonas, chave presencial e câmeras com visão de 360 graus.
2. Leitor de CD
A Volkswagen Amarok, com aquele porte todo, continua oferecendo um CD player na central multimídia Discover Media, que era a mais recente na época da última atualização da picape, em 2017.
O mesmo dispositivo para ler os famigerados CDs também resiste na Nissan Frontier versão S, a única da gama com câmbio manual e voltada para o trabalho pesado. Difícil para o motorista é encontrar o local onde guardou os discos antigos em casa.
3. Freio de estacionamento por pedal
Mais conhecido como freio de mão, esse dispositivo já é eletrônico em muitos carros novos, mas naqueles em que não é, usa um sistema mecânico de alavanca. Para ser diferente, a Nissan mantém o freio de estacionamento por pedal no Sentra e no elétrico Leaf.