Barulho das palhetas de para-brisa pode sinalizar risco ao motorista; como resolver?
Ruído incomum nos limpadores de para-brisas indica que algo pode estar errado com o veículo.
O automóvel é um conjunto de sistemas que devem trabalhar em sintonia para gerar o melhor desempenho possível, e cada pequena peça conta nesse processo. Até o limpador de para-brisas, que parece menos importante, tem uma função essencial para a visibilidade nos dias de chuva.
Esse equipamento também é útil em outras condições climáticas, como momentos de vento com muita poeira. Além disso, a partir do barulho emitido pelas paletas do dispositivo, o motorista consegue identificar problemas urgentes no carro.
O sistema de limpeza do para-brisa funciona de maneira bastante simples, a partir de um pequeno motor, braços que sustentam as palhetas, as próprias palhetas e um reservatório com líquido limpador. Quando o limpador é acionado, o líquido é borrifado e o motor aciona os braços, que se movimentam para ativar as palhetas.
O que o barulho das palhetas de para-brisa pode indicar?
Foto: Shutterstock
Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), mais de 30% dos veículos que circulam no Brasil estão com os limpadores de para-brisa em mau estado de conservação. Esse hábito pode gerar problemas que colocam a vida de muitas pessoas em risco no trânsito.
Leonardo Salomé, CEO da Autoimpact, explica que palhetas desgastadas não removem a água e a sujeira do para-brisa de forma correta, principalmente nos dias de chuva, o que aumenta o risco de acidentes.
“Outro problema é que o barulho constante dos limpadores avariados pode causar cansaço e irritação ao motorista, afetando sua concentração na direção. Além disso, existe a possibilidade de danificar o para-brisa do veículo, levando à necessidade de reparos ou troca completa”, destaca.
Portanto, se a palheta do seu limpador estiver fazendo um barulho diferente do que deveria, é hora de trocá-la para evitar acidentes. O especialista indica a verificação do item a cada seis meses, momento ideal para checar indícios de desgaste, rachaduras ou deformidades.
Para aumentar o tempo de troca, a recomendação é escolher produtos de qualidade, feitos com materiais duráveis e tecnologia. Cabe pontuar que a falta de regulagem do braço também impede o bom funcionamento do sistema limpador do veículo.
Outra dica é que o acúmulo de poeira e outros detritos reduz a vida útil das palhetas, portanto, é essencial manter o para-brisa limpo.