Rejeitados: NINGUÉM quer comprar estes 3 SUVs de grandes montadoras
Utilitários esportivos de três marcas não fizeram tanto sucesso como esperado nos emplacamentos em janeiro.
O SUV se tornou o carro favorito dos brasileiros e já não dá para negar. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), sete dos dez carros mais vendidos no varejo brasileiro no primeiro semestre são utilitários esportivos.
A liderança do segmento nos primeiros seis meses do ano ficou com o Volkswagen T-Cross, que emplacou 5.936 vendas. Em segundo lugar está o Hyundai Creta, com 30.531 unidades vendidas, e em terceiro vem o Chevrolet Tracker, com 28.865.
Cabe lembrar que o ano começou meio lento para as fabricantes. O Creta, por exemplo, teve uma queda de 42,9% nas vendas entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. O mesmo ocorreu com o Chevrolet Tracker, que emplacou 36,8% menos exemplares no mesmo período.
Mas o jogo virou com o passar dos meses, e automóveis com esse tipo de carroceria voltaram a ter alta demanda de compradores que buscam espaço, confiabilidade e uma boa motorização.
Também despertam o interesse do público as tecnologias modernas e a eficiência no consumo de combustível, considerando que hoje existem alternativas bastante eficientes nesse quesito.
SUVs ‘rejeitados’ em 2024
Algumas montadoras fecharam o primeiro semestre do ano com números decepcionantes de vendas em alguns modelos do segmento, sobretudo as marcas Peugeot, Audi e Chevrolet.
O Peugeot 2008, por exemplo, emplacou apenas 739 unidades entre janeiro e junho de 2024, sendo somente 41 no último mês do semestre.
A explicação pode ser a espera pela nova geração do modelo, que acaba de chegar ao mercado brasileiro importada da Argentina.
Peugeot 208 (Foto: Divulgação/Peugeot)
No mesmo período de análise, foram vendidas apenas 751 unidades do Audi Q5, sendo 119 exemplares em junho. Um pouco acima na tabela está o Chevrolet Trailblazer, responsável por apenas 814 emplacamentos no primeiro semestre e 133 unidades vendidas em junho.
Audi Q5 (Foto: Divulgação/Audi)
Em relação ao SUV de tamanho médio da Audi, o motivo do baixo desempenho nas vendas também pode ser sua nova geração, programada para ser apresentada a partir de setembro. Já o Trailblazer 2025 acaba de chegar ao mercado.
Os preços mais elevados em relação a outros modelos da mesma categoria também explicam o “fracasso” de Q5 e Trailblazer. Na tabela, o Audi custa a partir de R$ 398.990, e o Chevrolet, a partir de R$ 374.190.