Bateria de carro elétrico pode ser carregada somente com energia solar?

Especialista explica se a recarga de veículos elétricos a partir da energia gerada por meio de placas solares é possível.

A energia solar já vinha se mostrando uma boa alternativa para os brasileiros que querem economizar com a conta de luz, mas agora surge como uma opção para os proprietários de carros elétricos. Contudo, existem alguns desafios relacionados à recarga em locais com estrutura fotovoltaica.

A primeira questão é que a eletricidade gerada nos painéis solares vem no formato de corrente contínua (CC), enquanto a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Só para começar, o motorista precisa investir em um inversor solar, aparelho que converte a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada e permite que a bateria do veículo elétrico seja carregada.

Outro grande problema é a quantidade de placas necessárias. Segundo Tyler Benedict, ex-analista do Goldman Sachs e diretor associado da Bain&Company, são precisos muitos painéis para suprir a demanda.

“Na ponta do lápis, você precisaria de 24.000 Watts de painéis solares e 125 baterias de 12 volts para rodar o equivalente a 0,2 milha (o equivalente a 320 metros)”, explica.

“Este cálculo leva em conta quatro horas diárias de sol a pino, para carregarmos uma bateria auxiliar de 200 Ampère-hora (Ah), que teria toda sua energia sugada assim que você conectasse seu elétrico a ela, mais rápido do que o tempo que levei para fazer essas contas”, completa.

Vantagens e desafios

Painel Solar em carro da Ford (Foto: Divulgação/Ford)

Apesar do que diz o especialista, algumas companhias prometem ganhos imensos para o consumidor. A SunPower, especialista em soluções de energia solar para uso doméstico, garante que a economia anual de um proprietário de carro elétrico pode chegar a US$ 1.000 (cerca de R$ 5 mil).

A empresa explica que são necessários 75 painéis fotovoltaicos para recarregar as baterias de um Tesla Model S todos os dias. Considerando um condutor que roda cerca de 60 quilômetros diários, a necessidade cai para 12 painéis.
Nesse sentido, o espaço pode ser um desafio.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

Mas até para esse problema as empresas do setor já têm solução: elas instalam painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos, possibilitando a transferência de energia diretamente para as baterias.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a energia solar pode reduzir os custos de recarga em até 74% em comparação a um carro com motor a combustão.

*Com informações de Mobiauto e Jornal do Carro.

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