Placa Mercosul: como rastrear a cidade de um veículo pela chapa?
No padrão de chapa veicular adotado nos países do bloco econômico não inclui a identificação da cidade e do estado.
Implementada no Brasil a partir de 2020, a placa Mercosul foi criada para unificar o sistema de emplacamento dos países do bloco econômico e também é usada na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. As chapas com esse padrão apresentam a bandeira do país de origem do veículo, mas não informam a cidade e o estado.
O modelo atual tem uma série de diferenças em relação ao antigo, sobretudo no visual e na distribuição dos caracteres. O anterior apresentava uma sequência fixa de três letras e quatro números, enquanto a nova placa tem quatro letras e três números, que podem ser dispostos em qualquer ordem.
Mais do que modificações no design, o novo padrão passou por diversas mudanças em relação ao projeto original, que previa a inclusão de elementos de segurança, como palavras com efeito difrativo sobre os caracteres e ondas sinusoidais grafadas no fundo branco. A justificativa foi a redução de custos.
Porém, um dos maiores problemas do visual mais limpo da placa Mercosul é a dificuldade para identificar o local de origem do automóvel. Atualmente, essas informações devem ser obtidas pela internet, em um aplicativo oficial do governo federal.
Como verificar a origem do veículo?
Foto: Shutterstock
Para verificar dados como o local de origem do veículo (cidade e estado), basta utilizar o aplicativo Sinesp Cidadão, vinculado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. O usuário deve fazer o download na App Store ou na Play Store, realizar o login com suas credenciais gov.br e pesquisar o número da placa.
A consulta também informa se o automóvel possui registro ou alerta de roubo ou furto, modelo, cor e ano de fabricação, além de outros detalhes.
Outra maneira é pelo QR Code da placa, que pode ser lido com o aplicativo Vio, disponível para Android e iOS. Basta apontar a câmera para o código, fazer a leitura e conferir o número de série emitido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com esse número e os caracteres da placa do veículo, é possível obter mais informações no site do Denatran.
Cabe lembrar que existe um projeto de lei em tramitação para incluir o município e o estado de registro do veículo na placa Mercosul. O texto foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).