Mais km por litro: 5 dicas para economizar combustível na sua moto
Hábitos simples podem ajudar o piloto a reduzir o consumo de combustível e as idas ao posto.
Se você, que é motorista, precisa de um argumento para economizar combustível e não comprometer tanto as finanças com o abastecimento, saiba que os preços médios do etanol e da gasolina ficaram mais altos no primeiro semestre de 2024. Para quem precisa do veículo para trabalhar, esse aumento é um verdadeiro pesadelo.
Existem algumas formas de economizar combustível e fazer sua moto rodar mais quilômetros por litro, e não estamos falando de parar de usá-la. Com a mudança de simples hábitos, o piloto consegue fazer sua amiga de duas rodas render muito mais.
Como economizar combustível na moto?
Foto: art around me/Shutterstock
Selecionamos cinco recomendações para quem tem uma motocicleta e quer comprometer menos o orçamento com as idas ao posto. São dicas simples que podem fazer muita diferença, confira:
1. Escolher o modelo ideal
As diferentes categorias de motos são projetadas com objetivos diversos, como desempenho em detrimento de economia ou vice-versa. Uma scooter, por exemplo, pode gastar mais que uma street na estrada, assim como uma 150cc pode se aproximar do consumo de outra 150cc no ciclo rodoviário.
2. Comprar itens de qualidade
Quando é necessário trocar uma peça, optar por um produto de qualidade de um fabricante confiável é uma escolha mais acertada. Peças de baixa qualidade podem comprometer o desempenho de outros componentes e quebrar com mais rapidez.
3. Calibrar os pneus e trocar o óleo
A pressão adequada reduz a área de atrito dos pneus com o solo, o que mantém o consumo de combustível dentro do ideal. No caso do óleo, a troca no prazo correto garante a lubrificação das peças e reduz a força requisitada ao motor.
4. Trocar de marcha na hora certa
A economia de gasolina também vem da suavidade com que o motor roda. Portanto, “esticar” demais uma marcha antes de engatar a próxima eleva o gasto de combustível.
5. Não acelerar demais
O piloto que ama acelerar o tempo todo, muitas vezes somente para ouvir o ronco do motor, exige mais combustível da moto e ainda aumenta a necessidade de resfriamento do motor. De acelerada em acelerada, os gastos só sobem.