Atenção redobrada! 5 placas de trânsito que é melhor conhecer antes que seja tarde
Sinalizações de trânsito usadas com menor frequência podem acabar esquecidas pelo condutor. Veja alguns exemplos.
Parada obrigatória, siga em frente e proibido estacionar são alguns exemplos de placas de trânsito conhecidas pela maioria dos condutores, mas elas são apenas três em uma lista muito mais ampla de sinalizações. Conhecer o significado desses símbolos é fundamental para respeitar as leis e manter as vias mais seguras.
O conhecimento também é necessário a qualquer pessoa que deseja ser aprovada no exame teórico para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A prova exige, entre outros conteúdos, que o candidato saiba identificar algumas placas.
Porém, existem algumas sinalizações menos conhecidas que acabam sendo esquecidas pelo condutor. Elas se transformam em um verdadeiro mistério quando o motorista se depara com elas e percebe que não sabe o que significam. Logo, ele começa a tentar se lembrar das aulas da autoescola.
5 placas de trânsito menos conhecidas
Como o desconhecimento não é desculpa para a fiscalização, é melhor para o condutor conhecer bem a sinalização a fim de evitar multas. Abaixo, confira cinco placas de trânsito cujos significados muita gente não se lembra.
1. Pista dividida
Com fundo amarelo, essa placa tem duas setas sinuosas em sentidos contrários e um objeto na parte de cima para indicar a existência de uma pista dupla na qual os fluxos opostos são separados por um obstáculo.
Foto: iSinaliza
2. Pedestre, ande pela direita
Um círculo vermelho contendo uma seta apontada para a direita e um pedestre ao lado solicita que ele siga apenas pelo lado direito da calçada durante o passeio.
Foto: Reprodução
3. Proibido mudar de faixa ou de pista
O símbolo de uma seta curva ao lado de uma reta, cortadas pelo sinal de proibição em um círculo vermelho, indica que o condutor não pode realizar a troca de faixa da pista da direita para a esquerda.
Foto: Reprodução
4. Ponte estreita
Duas barras paralelas com as extremidades voltadas para fora sinalizam que existe uma ponte mais estreita do que a via logo à frente.
Foto: iSinaliza
5. Passagem de nível com barreira
Com um formato que lembra bastante uma cerca, essa placa informa a existência de um cruzamento de linha férrea em nível na via com barreira.
Foto: iSinaliza