Quem ganha no quesito segurança: carros elétricos ou a combustão?
Pesquisa revela níveis de segurança de veículos eletrificados, assunto que preocupa muitos consumidores.
A chegada dos carros elétricos e híbridos transformou o mercado e a indústria de uma maneira como não se via há muito tempo. Por ser uma tecnologia relativamente nova, a eletrificação ainda levanta muitas dúvidas e gera certas opiniões pouco baseadas em dados concretos.
Um dos pontos de preocupação de quem está em busca de uma tecnologia mais sustentável é a segurança que esses veículos oferecem. O grande destaque do segmento são as montadoras chinesas e seus modelos modernos, mas, para além do visual atraente e da lista de equipamentos recheada, é preciso saber se eles são seguros.
Relatos relacionados a incêndios e outros incidentes envolvendo carros elétricos rapidamente se espalharam pela mídia, causando medo em quem pretende comprar um veículo a bateria. Afinal, será que realmente existe motivo para preocupação?
Carros elétricos são menos seguros do que os convencionais?
Segundo pesquisa da plataforma TechXplore, o público tem se preocupado de forma excessiva com o assunto.
Os testes de segurança, resistência e colisão pelos quais os veículos elétricos passam são os mesmos aplicados aos veículos a combustão, e são conduzidos pelas mesmas autoridades e órgãos competentes.
A Latin NCAP é uma das entidades reconhecidas responsáveis pelos testes com os modelos à venda no mercado.
As provas avaliam o risco de lesões em cada tipo de colisão e a probabilidade de incêndio causado por fuga térmica, quando a bateria do carro aquece rapidamente ou se rompe.
A TechXplore afirma que nenhum dos testes realizados pelo Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos, detectou que veículos elétricos são mais propensos a incêndios do que os convencionais.
Risco dos elétricos é maior?
Os automóveis eletrificados podem oferecer proteção superior aos ocupantes graças ao posicionamento de suas baterias, localizadas na base do veículo, dizem os pesquisadores. Essa disposição mantém o centro de gravidade do carro mais baixo, reduzindo as chances de capotamento.
Além disso, a maioria dos automóveis elétricos é fabricada com tecnologias modernas de segurança, incluindo sistemas de prevenção de colisões.
Pesquisas recentes indicam que carros mais pesados provocam danos maiores em outros automóveis em colisões. Nesse sentido, é preciso considerar que os elétricos operam de forma silenciosa em alta velocidade, o que pode aumentar as chances de acidentes.