Elas existem! 4 regras de trânsito para motocicletas que os pilotos simplesmente ignoram
Pilotar uma moto parece ser menos cheio de regras, mas o condutor ainda precisa observar as normas.
A legislação de trânsito foi criada e passa por modificações periódicas não apenas para disciplinar o uso das vias pelos carros, mas também por motocicletas, pedestres e outros tipos de veículos. Contudo, existem normas específicas para quem utiliza um modelo de duas rodas.
Ninguém quer sofrer um acidente quando sai de casa, por isso, é importante adotar todas as medidas de segurança capazes de evitar sinistros. A recomendação é especialmente importante para os condutores de motos, porque esse veículo não oferece a mesma proteção que um automóvel.
Além de ter cuidado e atenção, o piloto também precisa observar os artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que dizem respeito ao uso de equipamentos obrigatórios e outras regras. Caso contrário, pode ser punido com multas e até se envolver em acidentes.
4 regras importantes que os motociclistas ignoram
Foto: EGT-1/Shutterstock
Selecionamos algumas normas de trânsito que quem anda de moto precisa seguir à risca, embora muitos não as conheçam ou decidam ignorar a lei.
1. Uso de óculos protetores
Capacetes que não possuem viseira embutida podem ser utilizados, desde que acompanhados de óculos de proteção específicos. Não é permitido o uso de modelos convencionais de grau ou de sol, que não oferecem a vedação necessária contra partículas.
2. Vestuário de proteção
Assim como no caso dos óculos, a legislação requer o uso de vestuário de proteção adequado. Embora não haja especificação das peças, os especialistas recomendam calças compridas grossas, casacos, luvas e botas de couro para garantir a proteção em caso de queda.
3. Trajes refletivos para profissionais
Os profissionais que exercem a atividade de mototáxi e motofrete devem utilizar colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos e fluorescentes. O objetivo é contribuir para a sinalização do usuário a qualquer hora do dia, em todas as direções, por meio desses elementos.
4. Idade mínima para crianças
Crianças com idade inferior a 10 anos não podem ser transportadas em motocicletas desde 2020, quando a lei alterou o limite anterior de 7 anos. Além disso, o pequeno deve ter condições de cuidar da sua própria segurança para estar apto a andar na garupa.