Tag para motos: por que ainda não existe no Brasil?

Uso do pagamento automático nas praças de pedágio por motociclistas ainda possui alguns entraves.

Nos últimos anos, milhares de motoristas começaram a utilizar as tags de pagamento automático em pedágio e estacionamentos espalhados por todo o país. Embora haja mais de 12 milhões de usuários ativos no Brasil, os motociclistas não entram na conta.

Os donos de motos ainda não têm acesso ao serviço que automatiza a cobrança, por isso ainda precisam realizar a transação de maneira manual, na cabine das praças.

Essa falta de opção de um pagamento automático para as motocicletas levanta uma pergunta: por que não existem tags para motos no Brasil?

Foto: Shutterstock

Advogado faz abaixo-assinado

Para assegurar os mesmos direitos dos motoristas de carro, o advogado Fernando Cappelletti Venafre organizou um abaixo-assinado solicitando a ampliação dos serviços para os motociclistas. Ele cita a inconveniência de pagar nas cabines manuais e até riscos.

“Há óleo derramado por veículos maiores nas pistas, o risco de uma colisão traseira e até mesmo roubo. Até postei no meu perfil um vídeo que circulou na internet de um motociclista sendo assaltado enquanto estava na fila do pedágio”, relata.

O documento online reúne mais de 7 mil assinaturas e conta com apoio político. O advogado pede isonomia, ou seja, que as motos e carros tenham o mesmo direito ao
pagamento automático nas praças de pedágio.

Tag para motos demanda investimento e segurança

A grande questão da falta de tag para motos é a segurança. A tecnologia já existe em países como Estados Unidos, França e Itália, mas ainda não chegou ao Brasil devido ao risco de colisões traseiras em caso de erro na abertura da cancela.

“A segurança dos motociclistas é a principal razão pela qual eles não podem utilizar as pistas automáticas em pedágios”, diz a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

“A ausência de tags de pedágio para motocicletas no Brasil não é uma questão de dificuldade técnica na implementação, mas, sim, uma preocupação legítima com a segurança de quem pilota uma moto”, completa a Diretora de Operações do Sem Parar, Carla Barreiros.

Portanto, a implementação de tags para motocicletas demanda investimentos em cancelas específicas para veículos de duas rodas.

“A criação de cancelas exclusivas para motos pode exigir a reconfiguração das praças de pedágio atuais, o que pode ser um desafio logístico e financeiro”, pondera o CEO da Veloe, André Turquetto.

*Com informações do Mobilidade Estadão.

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