Truque da tigela com água no banco para economizar combustível espanta motoristas
Método curioso que ajuda a poupar gasolina deixa os condutores com a pulga atrás da orelha.
Está doido para economizar combustível com seu carro, mas não sabe como? Existe uma forma bem curiosa de fazer isso, mas o motorista deve estar disposto a adotar um método pouco convencional se quiser experimentá-la.
Um especialista automotivo recomenda ao condutor visualizar uma tigela com água no banco do passageiro para conseguir a economia que tanto deseja. Achou estranho? Confira a dica.
Tigela com água para economizar gasolina
Parece meio esquisito, mas o propósito é evitar arrancadas e freadas desnecessárias, que aumentam o esforço do conjunto e, consequentemente, o gasto de combustível. Ao imaginar uma tigela com água, a ideia é dirigir de maneira eficiente para não deixar o líquido derramar.
“Evite acelerar desnecessariamente e troque as marchas suavemente, mantendo o motor em um intervalo de rpm razoável sem forçá-lo”, diz o especialista.
Não é necessário colocar realmente o recipiente com água no banco do veículo, já que ter a imagem na mente é suficiente para incentivar o motorista a adotar práticas mais econômicas na direção. Basta lembrar que acelerações e freadas bruscas podem fazer a água vazar do pote, o que não deve acontecer de forma alguma.
Assim, o indivíduo aprende aos poucos a conduzir o veículo de maneira mais suave e eficiente, evitando o desperdício de energia.
A orientação geral é não acelerar acima de 2.500 rpm ou abaixo de 1.000 rpm em carros manuais com tacômetro, focando na eficiência do consumo de combustível.
Foto: Shutterstock
Velocidade ideal e outras dicas úteis
A Volkswagen afirma que a velocidade ideal para reduzir o gasto de combustível está entre 50 km/h e 70 km/h, mantida constante. Em trajetos mais longos, como viagens, a orientação é manter uma velocidade constante de até 90 km/h.
Algumas práticas também podem ser úteis para poupar gasolina e evitar as constantes idas ao posto, sempre lembrando que o modelo e a marca do veículo influenciam no consumo, bem como seu estado de conservação e eventuais falhas mecânicas.
Confira algumas recomendações para poupar:
- Não deixar o motor ligado para aquecer por mais de um minuto;
- Não encher o porta-malas com peso desnecessário;
- Não abusar do uso do ar-condicionado;
- Não descer na “banguela”;
- Não deixar o pé do pedal de embreagem;
- Não deixar de fazer a manutenção preventiva no prazo.