Para o brasileiro, por que comprar carro é tão difícil? Levantamento mostra reais obstáculos

Estudo traz os desafios e preferências dos brasileiros na hora de comprar um carro.

A decisão de adquirir um carro é um passo importante na vida de muitos brasileiros, mas o processo pode apresentar diversos desafios.

Um estudo recente conduzido pela Webmotors, o maior ecossistema automotivo do Brasil, revelou as principais dificuldades que os consumidores enfrentam ao escolher um veículo. Além disso, a pesquisa identificou os fatores que mais influenciam essa decisão e as plataformas preferidas na busca por ofertas.

Com a participação de 664 pessoas, a pesquisa foi essencial para entender não apenas as barreiras no momento da compra, mas também as preferências de consumo em um mercado cada vez mais digital.

Os dados demonstram que a maioria das pesquisas ocorre em ambientes online, com consumidores cada vez mais voltados para tecnologias avançadas em seus novos automóveis.

Principais desafios na aquisição de carros

Foto: Shutterstock

Segundo dados levantados pelo estudo, as dificuldades determinantes na longa busca pelo carro ideal passa por diversos fatores, são eles:

  • Encontrar um preço acessível: 80%
  • Achar o modelo desejado: 75%
  • Encontrar as especificações do veículo: 56%

Faixas de preço mais buscadas:

  1. Faixa de Preço: Até R$ 50 mil

    • Percentual: 23%
  2. Faixa de Preço: R$ 50 mil a R$ 80 mil

    • Percentual: 27%
  3. Faixa de Preço: R$ 80 mil a R$ 120 mil

    • Percentual: 24%

Existem carros e preferências de pagamento que também foram levados em conta durante o levantamento dos dados, são eles:

  • Forma de pagamento: 45% optaram pelo financiamento.
  • Tipos de carros preferidos:
    • SUVs: 39%
    • Sedãs: 29%
    • Hatches: 22%
    • Picapes: 7%
    • Crossovers: 3%

A pesquisa revelou que 95% dos participantes consideraram a Webmotors como a plataforma de busca preferida, especialmente entre o público jovem. A busca por um veículo que atenda às novas demandas e tecnologias é um aspecto fundamental para a maioria dos entrevistados.

Natalia Spigai, CMO da Webmotors, observa que a demanda por carros maiores, mais tecnológicos e que apresentam menor propensão a problemas tem incentivado a troca de veículos recentemente. Segundo ela, os consumidores buscam automóveis que ofereçam avanços tanto em tecnologia quanto em funcionalidades.

Este levantamento, que ouviu 664 pessoas com predominância de homens (84%), e a faixa etária entre 36 a 45 anos (31%), com maior concentração na região Sudeste (68%), evidência as complexidades que envolvem a compra de um carro no Brasil.

O conhecimento dessas variáveis pode ajudar tanto os consumidores quanto as empresas a entender melhor o mercado e criar um ambiente de compra mais eficiente e satisfatório.

*Com informações Webmotors.

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