Para o brasileiro, por que comprar carro é tão difícil? Levantamento mostra reais obstáculos
Estudo traz os desafios e preferências dos brasileiros na hora de comprar um carro.
A decisão de adquirir um carro é um passo importante na vida de muitos brasileiros, mas o processo pode apresentar diversos desafios.
Um estudo recente conduzido pela Webmotors, o maior ecossistema automotivo do Brasil, revelou as principais dificuldades que os consumidores enfrentam ao escolher um veículo. Além disso, a pesquisa identificou os fatores que mais influenciam essa decisão e as plataformas preferidas na busca por ofertas.
Com a participação de 664 pessoas, a pesquisa foi essencial para entender não apenas as barreiras no momento da compra, mas também as preferências de consumo em um mercado cada vez mais digital.
Os dados demonstram que a maioria das pesquisas ocorre em ambientes online, com consumidores cada vez mais voltados para tecnologias avançadas em seus novos automóveis.
Principais desafios na aquisição de carros
Foto: Shutterstock
Segundo dados levantados pelo estudo, as dificuldades determinantes na longa busca pelo carro ideal passa por diversos fatores, são eles:
- Encontrar um preço acessível: 80%
- Achar o modelo desejado: 75%
- Encontrar as especificações do veículo: 56%
Faixas de preço mais buscadas:
-
Faixa de Preço: Até R$ 50 mil
- Percentual: 23%
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Faixa de Preço: R$ 50 mil a R$ 80 mil
- Percentual: 27%
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Faixa de Preço: R$ 80 mil a R$ 120 mil
- Percentual: 24%
Existem carros e preferências de pagamento que também foram levados em conta durante o levantamento dos dados, são eles:
- Forma de pagamento: 45% optaram pelo financiamento.
- Tipos de carros preferidos:
- SUVs: 39%
- Sedãs: 29%
- Hatches: 22%
- Picapes: 7%
- Crossovers: 3%
A pesquisa revelou que 95% dos participantes consideraram a Webmotors como a plataforma de busca preferida, especialmente entre o público jovem. A busca por um veículo que atenda às novas demandas e tecnologias é um aspecto fundamental para a maioria dos entrevistados.
Natalia Spigai, CMO da Webmotors, observa que a demanda por carros maiores, mais tecnológicos e que apresentam menor propensão a problemas tem incentivado a troca de veículos recentemente. Segundo ela, os consumidores buscam automóveis que ofereçam avanços tanto em tecnologia quanto em funcionalidades.
Este levantamento, que ouviu 664 pessoas com predominância de homens (84%), e a faixa etária entre 36 a 45 anos (31%), com maior concentração na região Sudeste (68%), evidência as complexidades que envolvem a compra de um carro no Brasil.
O conhecimento dessas variáveis pode ajudar tanto os consumidores quanto as empresas a entender melhor o mercado e criar um ambiente de compra mais eficiente e satisfatório.
*Com informações Webmotors.