Aguardado carro nacional da Lecar já está em pré-venda; veja o valor

Pré-venda do modelo 459 da Lecar inicia com sinal de R$ 1.300, embora o carro ainda não exista fisicamente.

A jornada para a criação de um novo carro nacional ganhou um novo capítulo. A empresa brasileira Lecar iniciou a pré-venda do modelo 459, anteriormente concebido como elétrico, mas que agora será híbrido e fabricado no Espírito Santo, não mais no Rio Grande do Sul.

A iniciativa de Flávio Figueiredo de Assis, o CEO da montadora, ainda enfrenta desafios. Ele passou cerca de dois anos como o único investidor oficial do projeto, mas sua confiança na demanda e na capacidade de ajustar a produção mantém o otimismo sobre o sucesso do empreendimento.

A Lecar foi fundada em 2022 e pode promover uma grande revolução na indústria nacional. Até hoje, apenas dois empresários brasileiros, Eduardo Souza Ramos (com a Mitsubishi) e Caoa, conseguiram inaugurar fábricas de automóveis em grande escala, tornando a missão de Assis ainda mais audaciosa.

Investimentos e parcerias

O investimento necessário para a construção da fábrica da Lecar está estimado em R$ 870 milhões. Desse total, R$ 240 milhões serão destinados à construção e R$ 630 milhões à automação da linha de montagem.

O empresário planeja usar 25% de seu capital próprio e os outros 75% devem ser arrecadados com futuros investidores. Com o objetivo de assegurar recursos, a Lecar consultou diversas instituições financeiras, incluindo o BNDES e a Sudene, mas não há registros de pleitos formais.

Nos últimos meses, a empresa parece ter fechado acordos com grandes companhias como WEG, ArcelorMittal e Hepu Power para a produção do Lecar 459.

Segundo o empresário, as fornecedoras ainda não têm contratos firmados, embora já sejam citadas no site. Contudo, ele garante que as propostas de fornecimento já foram aceitas.

Pré-reserva do modelo 459

Clientes interessados no modelo 459 podem garantir sua vaga por meio de uma pré-reserva, mediante pagamento de um sinal no valor de R$ 1.300. No entanto, a empresa ainda não publicou um termo de condições para a devolução do valor caso o cliente desista.

Assis afirma que, se houver mudanças tecnológicas, será possível reaver o investimento. Caso contrário, o montante não será devolvido, mesmo que a construção da fábrica esteja planejada para começar em breve.

“Se a pessoa, por motivo justo, como a alteração da tecnologia, decidir que não quer mais o carro, nós iremos devolver o dinheiro. Porém, se ela simplesmente não quiser mais, aí não tem jeito. Ainda não temos um termo de condições publicado sobre isso; ele ainda está em produção”, informou ao Valor Econômico.

A nova previsão de entrega do veículo elétrico, que seria produzido até dezembro deste ano, é para o final de 2026. Até lá, a empresa pretende estar com a fábrica em plena operação.

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