Usar papel alumínio na chave do carro pode te salvar de um roubo
Entenda por que usar papel alumínio na chave do seu carro pode te salvar de um roubo.
Por muito tempo, a única ameaça à chaves do carro era o roubo delas. No entanto, com avanços tecnológicos, novos perigos surgiram. Apesar do progresso em muitas áreas, hoje é mais fácil para os ladrões roubarem as chaves do seu carro.
O motivo? As chaves de carro presenciais são aparentemente fáceis de hackear. Na verdade, os ladrões podem interceptar o sinal desprotegido para um carro por meio de algo conhecido como “ataque de retransmissão”.
Ladrões de carros podem interceptar e copiar o código que seu chaveiro envia. Assim que o tiverem, podem arrombar o seu carro. Para carros com recursos de partida remota, isso significa que eles também podem ligar o carro sem fazer a ligação direta.
Usando esse método, eles podem entrar no seu veículo e até mesmo ligar a ignição sem a chave. Em suma, o ataque funciona “enganando” o carro e fazendo-o pensar que eles estão mais próximos um do outro do que realmente estão.
De acordo com informações da revista Wired, um método comum consiste em um hacker segurar um dispositivo a poucos metros da chave da vítima, enquanto um ladrão segura o outro perto do carro que quer roubar.
Chaves do carro e papel alumínio
Embora esses métodos pareçam representar grandes riscos de segurança para o seu veículo, na verdade existe uma solução bastante simples para proteger seu carro: embrulhar suas chaves em papel alumínio.
Envolver suas chaves neste item doméstico de uso diário funcionará como uma barreira. Em suma, o papel alumínio garantirá que o sinal não seja transmitido em um ataque de retransmissão.
É importante, no entanto, usar um papel alumínio novo para este mecanismo caseiro anti-roubo. Além disso, também é possível comprar uma carteira de Faraday, que é uma pequena carteira forrada com material metálico. Dessa maneira, você pode impedir a entrada ou saída de sinais.