Elon Musk parece ter se esquecido de um detalhe crucial ao anunciar o Cybercab
Musk anunciou o Cybercab sem volantes, e desafios regulatórios e tecnológicos podem atrasar até 2027.
No início de outubro, Elon Musk, CEO da Tesla Motors, revelou uma nova linha de veículos elétricos com autonomia completa que inclui um modelo chamado Robotaxi (Cybercab) e uma van espaçosa denominada Robovan. O empresário estima que essas inovações estarão nas estradas americanas em 2027.
A previsão para o lançamento dos novos veículos autônomos da marca, no entanto, é desafiadora. O motivo são os avanços tecnológicos ainda necessários para desenvolver os carros, além da necessidade de implementar mudanças significativas na legislação dos Estados Unidos para permitir sua circulação.
Os veículos Robotaxi e Robovan chamam a atenção por não possuírem volantes ou pedais, ou seja, a única interface de controle é uma tela para alterar destinos. Sem dispositivos manuais de condução, eles dependem completamente da tecnologia FSD (Full Self-Driving, ou “totalmente autônomo”) da Tesla.
Regulamentação e desafios legais
Para que o Cybercab possa circular, a Tesla precisará obter permissões especiais da Administração Nacional de Segurança de Tráfego nas Estradas (NHTSA). Desde 2020, apenas uma exceção foi concedida à empresa de veículos autônomos Nuro, e a proposta da General Motors para o protótipo Cruise foi rejeitada.
A NHTSA autoriza, no máximo, 2.500 veículos sob este regime especial, o que conflita com a intenção de Elon Musk de produzir em massa os seus modelos.
Além disso, as normas específicas de cada estado dos EUA exigem que a montadora busque autorizações individuais, processo já iniciado em estados como Texas e Califórnia.
Avanços tecnológicos necessários
Para alcançar a meta de colocar os modelos autônomos nas ruas até 2027, a Tesla precisa evoluir seu sistema de condução autônoma para o nível 5. Atualmente, o FSD da empresa está no nível 2, necessitando de assistência humana durante a condução.
Conquistar a autonomia total será um feito tecnológico sem precedentes para Musk, que deverá enfrentar não só desafios regulatórios, mas também superar barreiras tecnológicas significativas para viabilizar a circulação dos Robotaxi nas estradas americanas.