Reparos em veículos elétricos são mais caros, aponta relatório

Relatório revela que a manutenção de veículos elétricos nos Estados Unidos é mais cara do que a dos veículos a combustão.

Um estudo recente da Mitchell International, uma renomada empresa de seguros norte-americana, revelou que o reparo de veículos elétricos nos Estados Unidos apresenta custos significativamente elevados em comparação aos modelos tradicionais a combustão.

No segundo trimestre de 2023, os proprietários de carros elétricos desembolsaram, em média, US$ 963 a mais, equivalente a aproximadamente R$ 4,7 mil na conversão atual.

Além disso, quando se trata de modelos da Tesla, essa diferença se acentua. A análise da empresa indica que o custo médio para consertar veículos da fabricante de Elon Musk é de US$ 1.589, correspondendo a cerca de R$ 7.880.

Essa diferença reflete a complexidade e a tecnologia avançada dos veículos elétricos, principalmente da Tesla, que requerem peças específicas e originais para reparos eficazes.

Peças originais e reparáveis: um desafio para elétricos

O relatório da Mitchell International destacou a predominância de peças originais necessárias em reparos de veículos elétricos. Aproximadamente 90,75% dos itens utilizados são de fábrica, enquanto que, nos carros a combustão, essa porcentagem é de 66,50%.

Este fator contribui significativamente para o aumento dos custos de reparo em automóveis movidos a bateria.

Por outro lado, os veículos elétricos apresentam menor percentual de peças reparáveis, com 13,49%, comparado aos 19,20% dos modelos a combustão.

Essa diferença evidencia a complexidade tecnológica dos EVs, tornando suas peças menos suscetíveis a reparos tradicionais.

Vantagens e desvantagens dos veículos elétricos

Nem tudo é negativo para os veículos elétricos, que demonstram vantagens em termos de retorno às ruas após reparos. No segundo trimestre de 2023, apenas 10,31% dos EVs não puderam ser recuperados, em comparação com 13,11% dos carros a combustão interna.

No entanto, os veículos elétricos ainda enfrentam desafios, especialmente em acidentes com impacto traseiro. A concentração de componentes essenciais na parte traseira aumenta a taxa de modelos não reparáveis para 10,87%, enquanto para carros a combustão, essa taxa é de 9,72%.

Esses dados refletem as peculiaridades e os desafios associados à manutenção de veículos elétricos. Embora ofereçam vantagens em alguns aspectos, o custo elevado de reparos e a necessidade de peças originais ainda representam um obstáculo significativo para os consumidores.

Com a evolução da tecnologia, espera-se que soluções mais acessíveis surjam no mercado, tornando os EVs uma alternativa ainda mais atrativa.

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