No quesito segurança, 3 carros da Renault levaram nota ZERO; apenas 1 se deu bem; veja qual

O Latin NCAP divulga avaliações de segurança de carros da Renault Kardian, destacando desafios na segurança automobilística.

A organização Latin NCAP, responsável por testar a segurança dos veículos na América Latina, apresentou recentemente uma nova rodada de avaliações envolvendo modelos da Renault. O destaque foi um contraste significativo entre o desempenho do novo Renault Kardian e o trio formado por Sandero, Stepway e Logan.

Em seus testes de colisão, o Latin NCAP aplicou as normas habituais, nas quais hatches e sedãs de uma mesma família são avaliados de forma semelhante. Isso inclui o Stepway e o Sandero, considerados o mesmo carro, e, por consequência, o Logan.

Os resultados mostraram uma diferença notável: enquanto o Kardian obteve uma boa avaliação com quatro estrelas, os outros três modelos não conquistaram nenhuma estrela.

Desempenho do Renault Kardian

Foto: Divulgação/Renault

O SUV Renault Kardian destacou-se principalmente na proteção para adultos, com uma pontuação de 83%. No teste de impacto frontal, as áreas da cabeça e canela direita dos dummies foram bem protegidas. No entanto, houve ressalvas para as áreas dos joelhos e tórax do motorista, que receberam proteção marginal.

Nos testes de impacto lateral, o manequim apresentou boa proteção na cabeça, abdômen e pélvis. No impacto traseiro, chamado whiplash, a proteção foi marginal. A proteção infantil também foi positiva, alcançando 83%, mas com atenção à desaceleração torácica maior do que o esperado para crianças de um ano e meio.

Nos sistemas de segurança, o Kardian acumulou 84% dos pontos, contando com assistente de velocidade e lembrete de cinto de segurança. No entanto, faltaram a detecção de saída de faixa e o reconhecimento de pedestres, impactando a classificação.

Desempenho do trio Sandero, Stepway e Logan

Renault Logan (Foto: Divulgação/Renault)

A avaliação dos Sandero, Stepway e Logan foi menos favorável. Os modelos não apresentaram sistemas de assistência à segurança, como frenagem autônoma. O ESC é opcional e a sinalização do cinto de segurança do motorista não atendeu aos requisitos do Latin NCAP.

No impacto frontal, a proteção de cabeça e pescoço foi boa, mas algumas áreas dos joelhos e tronco dos manequins foram classificadas como marginais. A estrutura do habitáculo foi considerada instável. No teste de impacto lateral, a proteção foi fraca em algumas regiões.

Proteção de crianças e pedestres

Os modelos obtiveram 61% na proteção infantil, mas perderam pontos por não oferecerem um interruptor para desativar o airbag do passageiro. A proteção do pedestre foi ainda mais baixa, com apenas 46% dos pontos, indicando que não estão em conformidade com os regulamentos UN127.

O desempenho na proteção para crianças mostrava que, embora houvesse proteção total no impacto lateral, o teste do SRI para três anos indicou alta tensão no pescoço, evidenciando a necessidade de melhorias.

Esses resultados ressaltam a importância de melhorias nos padrões de segurança dos veículos, especialmente para modelos amplamente utilizados como os da Renault, refletindo a necessidade contínua de evolução no setor automobilístico.

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