BYD tira carro de linha no Brasil após vendas decepcionantes. Qual é?

Após dois anos no mercado, a BYD retira o D1 de linha no Brasil, marcando a primeira descontinuação de um modelo da marca no país.

Em um movimento inédito desde sua estreia no Brasil em 2022, a montadora chinesa BYD decidiu retirar o modelo D1 do mercado brasileiro. Até então, a empresa apenas ampliava seu portfólio, mas o cenário começou a mudar.

O D1, lançado como uma opção para motoristas de aplicativo na China, deixa de ser vendido no país sem um sucessor direto. Ele também será retirado do mercado em seu país de origem.

A decisão de aposentar o modelo surge após o baixo desempenho de vendas no Brasil. Em 2023, apenas 323 unidades foram comercializadas, das quais 300 foram adquiridas pela empresa 99. A situação piorou em 2024, com apenas oito veículos vendidos, todos em abril.

Desempenho e especificações técnicas

Com um design voltado para facilitar o transporte urbano, o D1 chama a atenção por suas portas traseiras deslizantes. No entanto, seu preço elevado e visual pouco atrativo limitaram seu sucesso comercial, resultando na decisão de descontinuação.

BYD D1 é o primeiro modelo da marca descontinuado no Brasil. (Foto: Reprodução)

O carro é impulsionado por um motor elétrico de 136 cv e torque de 18,3 kgfm. Equipado com baterias de 53 kWh, sua autonomia é avaliada em 258 km pelo Inmetro e até 371 km no ciclo NEDC, superando 300 km em condições reais.

Interior e acabamento

Internamente, o D1 apresenta um acabamento mais simples comparado a outros modelos da BYD. Destacam-se um painel de instrumentos reduzido e uma central multimídia idêntica à do Dolphin Mini.

Os bancos eram predominantemente claros, exceto o do motorista, que era preto.

Motivos para descontinuação

A decisão de retirar o D1 do mercado deve-se a fatores como preço elevado e falta de apelo comercial. Além disso, a ausência de características atraentes para os compradores contribuiu para suas baixas vendas.

O modelo era visto mais como uma ferramenta de trabalho do que como um veículo para o consumidor tradicional, limitando seu público.

Com o D1 fora de cena, a BYD continua focada em expandir seus demais modelos no Brasil, com sete elétricos e cinco híbridos compondo seu portfólio atual. A empresa busca fortalecer sua presença no mercado nacional, apostando em inovação e eficiência em seus novos lançamentos.

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