Como fechar o capô do carro sem erro: a técnica de OURO para evitar danos
Especialista destaca o método correto para evitar danos ao fechar o capô, como amassados. Confira como fazer do jeito certo.
A prática correta de fechamento do capô dos veículos, embora seja aparentemente simples, ainda é desconhecida por muitos motoristas. Saber como realizar esse simples ato de maneira correta ajuda não apenas a preservar a integridade do veículo, mas também otimiza o desempenho em diferentes cenários.
Em sua estreia como colunista do CNN Auto, o renomado jornalista Boris Feldman compartilhou informações valiosas para condutores, abordando este e outros temas cruciais para o universo automotivo. A experiência do jornalista no setor automobilístico traz credibilidade às suas dicas.
O jeito correto de fechar o capô
Foto: Shutterstock
Apesar de parecer trivial, a forma correta de fechar o capô do carro pode evitar sérios danos à lataria. Feldman explica que a maioria dos motoristas fecha o capô de maneira incorreta, resultando em amassados indesejados.
Para evitar problemas, a dica é deixar o capô cair por conta própria a partir de uma altura de 30 a 40 centímetros, utilizando seu próprio peso para selar o fechamento.
O que provoca aqueles pequenos amassadinhos na ponta do veículo é o esforço concentrado na sua extremidade, resultado da fragilidade com que os componentes são projetados.
O caso do BYD Song Plus
As discussões lembram o caso do BYD Song Plus, modelo cujo manual recomenda ao proprietário pressionar a lataria até ouvir o clique da trava.
“Puxe o capô para baixo para fazer com que o anel de trava do capô entre em contato com a trava do capô. Coloque as duas mãos na área mostrada na figura, em frente ao capô, e pressione com força para travar completamente o capô”, orienta a marca.
Porém, pressionar a lataria conforme recomendado pela fabricante do Song Plus é contraindicado pelos especialistas. Conforme explicado por Feldman, a maneira correta é soltar a tampa do carro quando a abertura ainda tiver alguns poucos centímetros, possibilitando que ela se feche com o impacto.
Questionada sobre os prejuízos gerados pela orientação, a BYD declarou apenas que “a maioria dos usuários procede de forma errada, pois baixa o capô (até encontrar a trava) e força o fechamento”.
“O procedimento correto é baixar o capô até aproximadamente 20 cm do trinco e soltar a peça”, afirmou, contradizendo o próprio manual.
Enquanto isso, os casos de amassados se multiplicam nas concessionárias da marca.
*Com informações CNN