Adeus! 5 carros que saíram de linha no Brasil por causa do Proconve L8
Em vigor desde janeiro de 2025, programa força montadoras a reestruturarem suas linhas no Brasil.
Desde o início de 2025, o Brasil vive uma transformação no setor automotivo com a implementação da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8). Este avanço regula as emissões de poluentes, exigindo mudanças significativas das montadoras.
As empresas do setor automotivo já estavam se preparando desde 2024 para enfrentar as novas exigências, adotando estratégias que variam desde adaptações técnicas até a retirada de modelos do mercado. O impacto pode ser visto em várias marcas que ajustam suas ofertas para garantir conformidade.
A fase L8 do Proconve impõe critérios rigorosos, levando algumas montadoras a reconsiderar seus portfólios. Modelos com motores obsoletos enfrentam o risco de descontinuação, enquanto outros passam por adaptações tecnológicas para a redução de emissões.
Modelos descontinuados em 2024
Enquanto modelos como Pulse Abarth, Fastback Abarth e Toro tiveram sua potência reduzida para atender às novas regras, outros veículos e versões foram retirados do mercado. Veja exemplos.
1. Citroën C4 Cactus
O Citroën C4 Cactus foi removido do mercado brasileiro. A aposentadoria dos motores 1.6 EC5 e 1.6 THP foi necessária para abrir espaço na linha de montagem e atender aos padrões do Proconve L8.
2. Hyundai Creta Action
A primeira geração do Hyundai Creta também foi descontinuada. A marca substituiu o motor 1.6 aspirado flex por um 1.0 turbo mais moderno. A versão topo de linha, que anteriormente usava um motor 2.0, agora conta com um 1.6 turbo.
3. Mitsubishi L200
A Mitsubishi confirmou o fim de todas as versões da L200, agora chamada Triton, substituindo o motor 2.4 turbodiesel por um importado. Esse ajuste fará com que a fábrica em Catalão (GO) encerre suas atividades.
4. Suzuki Jimny
A permanência do Suzuki Jimny está em risco, tanto no Brasil quanto na Europa. Seu motor 1.5 a gasolina precisa de ajustes para adaptar-se ao programa; caso contrário, o modelo será descontinuado.
5. Toyota Yaris
O sedã Yaris da Toyota não será mais fabricado devido à chegada do Yaris Cross e à inadequação do motor 1.5 aspirado flex às novas normas. Esse movimento pode prever o mesmo destino para o modelo hatch.
Ajustes motores e novas tecnologias
Algumas marcas optaram por alterações técnicas sem retirar modelos de linha. A Volkswagen, por exemplo, introduziu o Arla 32 na Amarok para reduzir emissões, e o novo Nivus recebeu alterações aerodinâmicas e de controle de vapores.
- A Fiat lançou motor 1.0 turboflex com tecnologia híbrida leve para Pulse e Fastback.
- A Jeep reduziu a potência dos motores 1.3 turboflex em modelos como o Renegade.
- A Chevrolet implementou injeção direta nos motores de Tracker e Montana.
O Proconve L8 está desafiando a indústria automotiva no Brasil, impondo mudanças significativas em um mercado já competitivo. A capacidade das montadoras de se adaptarem rapidamente será fundamental para manterem sua participação no mercado brasileiro.