Radar de velocidade média pode ser o PIOR pesadelo dos motoristas

Brasil adota radar de velocidade média inspirado na Itália. Motoristas já buscam maneiras de burlar o sistema inovador.

Desde outubro, o Brasil está experimentando um novo sistema de controle de velocidade em rodovias, conhecido como radar de velocidade média. Este sistema visa impedir que os motoristas freiem apenas antes das câmeras de fiscalização.

Vídeos compartilhados por brasileiros, que mostram sistemas semelhantes utilizados no exterior, revelam que motoristas já estão encontrando formas de contornar esse radar. O equipamento é composto por múltiplos dispositivos que calculam a velocidade média dos veículos entre pontos específicos.

A inspiração para esse sistema vem da Itália, onde a aplicação do radar resultou em uma redução de 50% nos acidentes em certas áreas. Contudo, motoristas italianos também idearam maneiras de burlar a fiscalização, como parar entre pontos para descansar ou abastecer, criando um ‘crédito’ de tempo.

Funcionamento do radar de velocidade média

Foto: Shutterstock

O radar de velocidade média é composto por dois ou mais aparelhos que registram o tempo de passagem dos veículos entre locais demarcados. Se o tempo de viagem for menor que o mínimo estabelecido, uma multa é aplicada automaticamente.

Na Itália, o sistema tornou-se conhecido como “tutor” e, para contornar a fiscalização, motoristas utilizam aplicativos que auxiliam no controle do tempo entre os radares, como o Waze.

Para combater essas estratégias, as autoridades italianas instalaram tutores mais próximos, com uma distância média de 10 km entre eles. Em 2024, já havia 176 tutores cobrindo 1.760 km de estradas na Itália.

Implementação no Brasil

No Brasil, o radar de velocidade média está sendo testado na BR-050, em Uberaba (MG). As câmeras, instaladas a 11 km de distância uma da outra, exigem um tempo mínimo de 7min16s entre as passagens para não indicar excesso de velocidade.

Bruno Araújo Silva, gerente de Operações da Eco050, destaca que o sistema força o respeito ao limite de velocidade durante todo o percurso, impossibilitando a redução apenas perto das câmeras.

Apesar de promissora, a aplicação de multas por excesso de velocidade média ainda não ocorre no Brasil. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) precisa ser atualizado para definir regras, como a tolerância de tempo e a quantidade de multas em caso de infrações múltiplas.

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