Fiat Grande Panda: novo hatch elétrico e híbrido da Fiat faz estreia com cara de Uno
O Fiat Grande Panda chega à Europa com versões híbridas e elétricas, e deve desembarcar no Brasil em 2025, possivelmente sob o nome 'Novo Argo' ou 'Uno'.
Nesta semana, a Fiat lançou oficialmente na Europa o Grande Panda, hatch compacto que promete enfrentar concorrentes chineses com versões inovadoras. Inspirado no design de modelos dos anos 1980, o veículo apresenta alta tecnologia e foco na sustentabilidade.
Esse lançamento marca um passo estratégico para a Fiat, que busca revitalizar sua presença no mercado europeu com opções híbridas e elétricas. O modelo chega em duas versões: elétrica, com preço inicial de € 24,9 mil (R$ 150.819,30), e híbrida, a partir de € 19 mil (R$ 115.083,00).
Baseado na plataforma Smart Car, compartilhada com o Citroën C3 e o Peugeot 208, o Grande Panda é compacto e funcional. Com 3,99 metros de comprimento e porta-malas de 361 litros, o carro promete atender às demandas dos consumidores modernos.
Característica do novo hatch da Fiat: o Grande Panda
Foto: Divulgação/Fiat
- Versões híbrida e elétrica
O modelo elétrico do Grande Panda oferece 113 cv e autonomia de 320 km, com recarga rápida em apenas 27 minutos. Já a versão híbrida leve possui um motor 1.2 turbo de 100 cv, focando em eficiência energética.
- Interior sustentável e tecnológico
O interior do Grande Panda traz inovações, com o uso de materiais reciclados, como fibra de bambu no painel da versão La Prima. O sistema de multimídia é totalmente digital e integra-se ao painel de instrumentos.
E quando chegar ao Brasil?
Embora ainda não haja confirmação oficial, o Grande Panda deve ser produzido no Polo Automotivo de Betim, Minas Gerais, a partir de 2026. O modelo pode substituir o Mobi e o Argo, ampliando a linha Fiat no Brasil.
- Possibilidades de nome
Internamente, a Fiat estuda reviver o nome “Uno” ou adotar “Novo Argo” para o mercado brasileiro. A decisão final ainda está em análise, mas há expectativas de novidades até 2027.
- Motorização brasileira
A versão brasileira do Grande Panda adotará motores 1.0 aspirado e T200 Turbo, em vez das opções europeias. A versão top de linha possivelmente incluirá o sistema híbrido leve já presente em SUVs como Fastback e Pulse.
No cenário automotivo atual, a Fiat busca, com o Grande Panda, fortalecer sua presença global, integrando tecnologia, sustentabilidade e designs clássicos. A chegada ao Brasil promete ser um marco na estratégia da marca.